Ford Série F – Ela voltou

Após dois anos, Ford volta atrás e relança a Série F em duas versões com motor 2.8

Na Ford, ninguém assume que foi um erro a estratégia adotada há três anos, quando decidiu interromper a produção dos caminhões Série F, no Brasil. Afinal, eram os veículos comerciais leves mais vendidos no País, com uma imensa legião de fãs.

  • Versão 4x4 com reduzida é máquina para todo tipo de terreno
  • Inclusive para áreas alagadas
  • De onde sai com facilidade, sem precisar acelerar
  • Versão transformada custa R$ 70 mil a mais
  • Mas deixa a picape com interior de carro de luxo
  • Com bancos de couro
  • E teto solar elétrico
  • É possível ainda fazer modelos para exposição
  • Com pintura irada e muitos acessórios

Quem gostou da notícia na época foi a concorrência, que ganhou mais espaço para trabalhar. Mas, a mamata acabou. A Ford acordou e voltou a investir no antigo sucesso de vendas, injetou 70 milhões de dólares na modernização dos modelos F350 e F4000, e quer recuperar os fãs.

De certa forma já conseguiu agitar o mercado. Um mês antes do lançamento oficial promoveu uma pré-venda, algo inédito no setor de caminhões, e neste período recebeu 800 pedidos de reservas, número que corresponde a um mês e meio de produção do novo veículo.

Novidades
A principal mudança é a adoção do motor Cummins ISF 2.8l 150 P7-2, que atende a legislação Euro 5 de emissões de gases poluentes, por meio da tecnologia SCR, que utiliza injeção de líquido agente redutor Arla32.

Juntamente do novo motor, uma nova caixa de câmbio, manual de 5 velocidades, fornecida pela Eaton. Este conjunto é o mesmo para as três versões disponíveis: F350, com PBT de 4.500 Kg (R$ 101.290), F4000 e F4000 4×4, com PBT de 6.800 Kg (R$ 117.290 e R$ 133.290, respectivamente).

Vida a bordo
No evento de lançamento foi oferecido dois tipos de teste drive, ambos nos modelos F4000. No primeiro, um circuito de 5 Km de estrada de terra, para conhecer a agilidade do veículo, e o segundo um verdadeiro off-road para conhecer a capacidade de superar obstáculos, graças à potência do motor aliado à caixa de marchas reduzida do 4×4.

Por ser um caminhão, o conforto interno é relativo. Com suspensão de feixe de molas e caçamba de carga seca, o modelo pula bastante e não há como melhorar.

A boa notícia é que sai de fábrica com ar-condicionado de série, assim como freios ABS com EBD.

Especial
O que chamou atenção no entanto foram os projetos transformados da Tropical Cabines, como a da foto no início da página, batizado de F4-Milha. Com base na F4000 4×4, a picape ganhou cabine dupla e diversos acessórios como sistema de som 5.1, teto solar, bancos em couro, geladeira e acabamentos de carro de luxo.

Segundo a Tropical, o preço da transformação é de R$ 70.000, com prazo de entrega de 60 dias.

Pena que a Ford não sinalizou a produção do modelo com câmbio automático ou automatizado. O segmento de transformação agradeceria.

F350 leva 4.500 kg de PBT

F350 leva 4.500 kg de PBT

Ficha técnica
Ford F350
Motor: diesel, diant., 4 cilind, Cummins ISF 2.8l 150 P7-2
Cilindrada: 2.776 cm³
Potência: 150 cv a 3.200 rpm
Torque: 360 Nm a 1.800~2.700 rpm
Câmbio: Eaton FSO 4505C manual – 5 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: traseira
Pneus: LT 265/75 R16
Freios: duplo circuito hidráulico com ABS e EBD
Dimensões: comprimento, 5.730 mm; largura, 2.023 mm; altura, 1.942 mm; entre-eixos, 3.581 mm
Peso: 2.395 kg
PBT: 4.500 kg
Volumes: tanque de combustível: 105 l; arla32: 20,5 l
Desempenho:  aceleração de 0 a 100 km/h n/d; velocidade máxima n/d

 

F4000 tem duas versões

F4000 tem duas versões

Ficha técnica
Ford F4000 / F4000 4×4
Motor: diesel, diant., 4 cilind, Cummins ISF 2.8l 150 P7-2
Cilindrada: 2.776 cm³
Potência: 150 cv a 3.200 rpm
Torque: 360 Nm a 1.800~2.700 rpm
Câmbio: Eaton FSO 4505C manual – 5 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: traseira ou 4×4 com reduzida
Pneus: 215/75 R17,5
Freios: duplo circuito hidráulico com ABS e EBD
Dimensões: comprimento, 6.318 mm; largura, 2.023 mm; altura, 2.055 mm; entre-eixos, 4.181 mm
Peso: 2.057/3.022 kg
PBT: 6.800 kg
Volumes: tanque de combustível: 135 l; arla32: 20,5 l
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h n/d; velocidade máxima n/d