Salão do Automóvel – Apenas para babar e sonhar

Acessíveis a apenas alguns poucos mortais, os supercarros foram as vedetes das montadoras no Salão do Automóvel de São Paulo, que infelizmente não mostrou nenhum lançamento inédito e expressivo para o mercado nacional

Diferentemente das edições anteriores, em que foram apresentados diversos lançamentos para o mercado brasileiro, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo deste ano contou somente algumas poucas novidades que cabem efetivamente no bolso do consumidor.

O Toyota FT-1 foi concebido há dois anos pelo estúdio de estilo da marca nos EUA para o jogo Gran Turismo, do Play Station (Sony). Apareceu pela primeira vez em janeiro deste ano, em Detroit

O Toyota FT-1 foi concebido há dois anos pelo estúdio de estilo da marca nos EUA para o jogo Gran Turismo, do Play Station (Sony). Apareceu pela primeira vez em janeiro deste ano, em Detroit

Diante do cenário pobre de lançamentos inéditos, os superesportivos os carros conceitos brilharam mais uma vez, tendo como principais estrelas o Toyota FT-1, seguido do Porsche 918 Sypder Hybrid, Mercedes-Benz AMG GT S, BMW i8, Jaguar F-Type, Honda NSX Concept, Nissan GT-R, Chevrolet Corvette Stingray, Ford Mustang, entre outros.

Destes, apenas Porsche, Mercedes e Jaguar têm chances reais de serem comercializados no Brasil, porém em volumes limitados a algumas poucas dezenas e a preços milionários.

Porém, mesmo com estes modelos, o público deve sentir a ausência de marcas que já deram o ar da graça em um passado não muito distante, como Bentley, Ferrari, Maserati, Rolls Royce, Lamborghini, Bugatti, Koenigsegg, Pagani, Aston Martin, entre outras.

Confira as poucas novidades do salão que mesmo sem o brilho de edições passadas continua sendo a principal feira automotiva da América Latina.

  • Porsche 918 Sypder Hybrid Porsche 918 Sypder Hybrid Disponível sob encomenda, o superesportivo da Porsche é um modelo híbrido com 887 cv de potência combinada, sendo um 4.6l V8 de 608 cv e dois elétricos com 279 cv. É também o primeiro carro homologado para andar nas ruas a percorrer os 20,6 km do circuito de Nürburgring em menos de 7 minutos (6’57”).
  • Ford Mustang Ford Mustang Ao completar 50 anos de lançamento, o Mustang inicia a terceira idade com bastante fôlego ainda, tanto que agora será modelo global, vendido em mais de 120 países, inclusive no Brasil. Por isso conta agora com uma versão quatro cilindros, 2.3 EcoBoost. No entanto, o modelo da foto é o topo de linha, GT, com motor 5.0l V8.
  • Chevrolet Corvette Stingray Chevrolet Corvette Stingray Quanto você pagaria por um desses? Nos EUA, custa a partir de US$ 54.000, mas pode chegar a US$ 70.000. Aqui, o preço seria algo em torno de R$ 500.000. Conta com motor 6.2 V8 de 466 cv, câmbio de oito marchas e acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 3,8s. Vale o investimento? A GM do Brasil não tem tanta certeza...
  • Nissan GT-R Nissan GT-R Um dos modelos mais cobiçados pelos apaixonados por supercarros, o Nissan GT-R dispensa apresentação. Conta com motor V6 3.8 biturbo de 545 cv e 64 kgfm de torque máximo, ambos entre giros de 3.200 a 5.800 rpm, tração integral ativa (50-50 ou 100% traseira) e transmissão de seis velocidades de dupla embreagem.
  • Honda NSX Concept Honda NSX Concept Novamente, a Honda enche os olhos do consumidor brasileiro com um modelo NSX, mas infelizmente é algo apenas para se ver. Deve entrar em produção em 2015, e é pouco provável que seja vendido aqui. Híbrido, conta com motor VTEC, e três elétricos, sendo que dois deles alimentam diretamente as rodas dianteiras.
  • Jaguar F-Type R Jaguar F-Type R Com motor 5.0 V8 Supercharged de 550 cv e 680 Nm de torque, o Jaguar F-Type acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atinge máxima de 300 km/h limitada eletronicamente. Feito em alumínio, conta com amortecedores ativos e muitos sistemas de auxílio à condução, para maximizar a esportividade do modelo.
  • BMW i8 BMW i8 No último salão, em 2012, o BMW i8 era apenas um protótipo, conhecido como BMW Vision EfficientDynamics. Hoje, é vendido nos países ricos, e vem para o Brasil somente sob encomenda, por R$ 799.950. Trata-se de um híbrido, com motor elétrico e um a gasolina, três cilindros, 1.5l. Combinados, geram 362 cv de potência.
  • Mercedes-Benz AMG GT S Mercedes-Benz AMG GT S Sucessor do Asa de Gaivota SLS AMG 63, o GT aposta em um design ainda mais provocativo, que chama atenção pelas linhas limpas e simples. Sob o capô, 510 cv de potência e 650 Nm de torque retirados de um motor V8 de 4.0 litros biturbo, suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atingir 310 km/h de final.

 

Leia mais:
Salão do Automóvel – A moda dos SUVs compactos
Salão do Automóvel – Esportivos, superesportivos e executivos
Salão do Automóvel – Populares e utilitários