Audi A4 e Audi A5 – O novo motor 1.8 TFSI longitudinal

Os modelos A4 e A5 dispensam o propulsor 2.0 TFSI de 180 cv para adotar um menor, com 10 cv a menos mas a mesma performance

No mundo dos carros europeus, esta cena tem sido bastante comum. Em menos de 10 anos, os seis-cilindros (em série ou V) deram lugar para os de quatro, e agora o que era 2.0 litros passa a ser 1.8 litro. Esta é a nova realidade para quem comprar Audi A4 ou A5 a partir de agora.

  • O novo motor é 10% menor, porém 20% mais econômico
  • Curvas de potência e torqueCorrentes de transmissão
  • Diagrama da dupla injeção
  • Coletor integrado

A justificativa é a mesma: emissões. Lá, onde a gasolina é realmente gasolina, o cerco é grande, e as marcas respeitam. O novo motor é cerca de 7,8 kg mais leve que o anterior, de 2.0 litros, desenvolve 170 cv e torque máximo de 320 Nm entre 1.400 e 3.700 rpm. “A potência caiu, mas o torque permanece o mesmo do 2.0l”, comenta o consultor técnico da Audi, Lothar Werninghaus.

Outra mudança significativa é em relação ao sistema de injeção, uma vez que o novo motor conta com dupla injeção, uma direta de até 200 bar de pressão e outra indireta, convencional, de até 4 bar. Trata-se, portanto, de um motor semelhante ao Audi A3, porém longitudinal ao invés de transversal, como no sedan compacto.

Além disso, o novo 1.8 TFSI transversal conta com sistema Start&Stop, que desliga e religa automaticamente em semáforos e congestionamentos, e KERS, de reaproveitamento de energia, assim com dezenas de detalhes construtivos diferenciados para reduzir o consumo, como pino do pistão tratado para reduzir atrito, pistão com folga aumentada para diminuir atritos na fase quente, casquilho bimetálico sem chumbo, biela craqueada, distribuição por corrente com tensões reduzidas nas correntes secundárias, comando de válvulas variável com correção de fase, válvula Wastegate com acionamento elétrico, coletor de escape e sistema de refrigeração do coletor integrados ao cabeçote, bomba de óleo com fluxo e pressão sob demanda, entre outros.

O resultado de toda essa engenharia se traduz em economia de combustível. Segundo a Audi, com o novo motor 1.8l TFSI, o A4 consegue ser até 23% mais econômico, com média de 17,24 km/l ante 14,1 km/l do 2.0l, e o A5, com 16,95 km/l de consumo médio, é até 22% menos gastão. Com o motor antigo, o consumo médio era de 13,88 km/l.

Vida a bordo

  • Por fora não sofreu alterações, porém ganhou equipamentos de série que ajudam a vender
  • Novidade no Audi A4 é o sensor de estacionamento de série; podia ter câmera de ré, mas não é oferecido nem como acessório
  • A4: volante aplainado
  • A4: sensor de estacionamento
  • A4: economia com start&stop

Internamente, nenhum dos dois veículos sofreu alteração em relação aos modelos anteriores. Porém, ambos ganharam mais equipamentos de série, principalmente o A4, que é oferecido em duas versões de acabamento, Attraction (sedan) e Ambiente (sedan e perua).

O A4 Attraction ganhou volante com base plana (até então oferecida somente nos modelos S e RS da Audi), piloto automático, sistema start&stop, sensor de luz, chuva e de estacionamento traseiro. As rodas são de alumínio de 17 polegadas, banco do motorista com ajuste elétrico. Custa R$ 138.990.

Já a versão Ambiente vem ainda com teto solar, ajuste elétrico nos dois bancos dianteiros, rodas de 18 polegadas e sistema de Audi Music Interface, e custa R$ 147.990 (sedan) e R$ 152.990 (perua).

Sob o ponto de vista do consumidor da marca, demorou para a Audi oferecer esses acessórios como item de série. Com exceção do volante com base plana, qualquer sedan médio de luxo nas versões topo de linha vem com mimos como sensor de chuva e luz. Alguns oferecem até mesmo câmera de ré, algo ainda não cogitado pela marca das quatro argolas e que deveria constar na lista de itens de série, ainda mais por ser um modelo premium.

Mesmo com o novo motor a condução do A4 permanece inalterada, apesar da redução de potência. Equipado com câmbio CVT com 8 marchas pré-programadas, o carro acelera de forma progressiva, sem muita empolgação para um Audi. Porém, apresenta boa retomada de velocidade e é muito bom de suspensão, uma vez que conta com sistema multilink na dianteira, com cinco braços, e trapezoidal na traseria, com quatro apoios.

A posição de dirigir é perfeita, com todos os comandos na mão, borboletas atrás do volante e sensação de controle total.

A5

  • Assim como o A4, o A5 não sofreu mudanças estéticas
  • A versão Attraction do A5, mais simples, não traz sensor de estacionamento como item de série, somente a Ambiente
  • A5: interior não mudou
  • A5: painel colorido
  • A5: teto só na Ambiente

As mudanças no A5 Sportback foram ainda mais sutis. A versão Attractioon, por exemplo, não tem nada realmente novo além do motor. Ainda assim, destaque para alguns itens de série como piloto automático, sistema start&stop e rodas de 17 polegadas. Custa a partir de R$ 155.990.

Os diferenciais do A5 Ambiente são poucos, como computador de bordo com display colorido retrovisor interno antiofuscante, sensor de luz e chuva, teto solar, sensor de estacionamento traseiro, e sistemas multimídia com conexão à internet e wi-fi. Nesta configuração o preço sobe para R$ 167.990.

Assim como o novo A4, o desempenho do A5 é bem modesto para um Audi. A aceleração é bastante progressiva, sem sustos. Não chega a ser empolgante, mas leva o carro de 0 a 100 Km/h em 8,4 segundos e atinge velocidade máxima de 220 km/h. Nada mal para um carro de 1.525 kg.

O importante de tudo é que são modelos que cumprem bem o papel para que foram feitos: oferecer um status diferenciado para quem os dirige, uma vez que a grande maioria dos motoristas não precisa andar mais rápido do que isso, porém quando o assunto é conforto e tecnologia, todo mundo faz questão do máximo que o dinheiro pode comprar.

Ficha técnica
Audi A4 1.8TFSI
Motor: longitudinal, dianteiro, 4 cilindros em linha, gasolina, turbo com dupla injeção (direta e indireta)
Cilindrada: 1.798 cm³
Potência: 170 cv entre 3.800 e 6.200 rpm
Torque: 320 Nm entre 1.400 e 3.700 rpm
Câmbio: CVT Multitronic – 8 marchas virtuais
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 225/50 R17 (Attraction); 245/40 R18 (Ambiente)
Freios: dianteira e traseira a disco ventilado, com ABS e ESP
Dimensões: comprimento, 4.701mm; largura, 1.826mm; altura 1.427mm: entre-eixos, 2.808mm
Peso: 1.427kg
Volumes: tanque de combustível: 63 l; porta-malas: 480l
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h: 8,3s velocidade máxima: 225km/h

Ficha técnica
Audi A5 1.8TFSI Sportback
Motor: longitudinal, dianteiro, 4 cilindros em linha, gasolina, turbo com dupla injeção (direta e indireta)
Cilindrada: 1.798 cm³
Potência: 170 cv entre 3.800 e 6.200 rpm
Torque: 320 Nm entre 1.400 e 3.700 rpm
Câmbio: CVT Multitronic – 8 marchas virtuais
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 225/50 R17
Freios: dianteira e traseira a disco ventilado, com ABS e ESP
Dimensões: comprimento, 4.712mm; largura, 1.854mm; altura 1.391mm: entre-eixos, 2.810mm
Peso: 1.525kg
Volumes: tanque de combustível: 63 l; porta-malas: 480l
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h: 8,4s velocidade máxima: 220km/h

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