Land Rover Discovery Sport parte de R$ 179.900

Toda a linha será equipada com motor a gasolina Si2 de 2.0 litros e 240 cv e sistema de transmissão ZF de nove velocidades

Depois de apresentar o novo Discovery Sport durante o Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado, a Land Rover oficializa as versões preços do modelo que chega às concessionárias em abril para substituir o Freelander, que deixará de ser produzido.

  • Modelo tem sete lugares de série e vai substituir o Freelander, que não será mais produzido; motor e câmbio é o mesmo do Evoque
  • Lanternas lembram Evoque
  • Volante funcional de série
  • Interior sem muita nobreza
  • Teto solar só na topo de linha

Neste primeiro semestre, o consumidor brasileiro terá apenas a opção com motor gasolina, sendo que o diesel deve chegar somente no final do ano. Segundo o diretor de marketing e produto da marca, Gabriel Patini, a demora é em função da demanda pelo novo modelo, que acaba de ser lançado na Europa. Vale lembrar que no velho continente os motores diesel são mais populares do que os gasolina, e portanto têm prioridade.

Assim, resta ao brasileiro a opção a gasolina. O conjunto motor é o mesmo do Range Roger Evoque, quatro cilindros 2.0 turbo de 240 cv e 350 Nm de torque máximo. O Discovery Sport chega em três versões de acabamento, SE, a partir de R$ 179.900, HSE de R$ 202.900 e HSE Luxury, topo de linha, de R$ 232.000.

Inicialmente, será importado do Reino Unido, mas a partir de 2016 passa a ser fabricado em Itatiaia (RJ). Segundo a marca, o preço do modelo importado será o mesmo praticado quando o Discovery Sport começar a ser produzido no Brasil.

O Discovery Sport traz tração nas quatro rodas e transmissão ZF de nove velocidades, com opção para trocas sequenciais no volante. As marchas altas trazem relação mais longas, proporcionando economia de combustível e conforto, aliados a índices mínimos de ruído e trepidação dentro da cabine.

De série, além do conjunto motor e câmbio, o veículo é equipado com exclusivo e renomado sistema Terrain Response®, que adapta todas as configurações de tração, aceleração e torque de acordo com o tipo de terreno em que se trafega: normal, grama/neve/cascalho, lama e sulcos, areia, além do modo Eco, que maximiza a economia de combustível.

Retrovisores elétricos, sistema de ignição stop/start, sistema de entretenimento com tela touchscreen de oito polegadas, conexão Bluetooth® com streaming de áudio, entrada USB e sete airbags, incluindo um para proteção dos joelhos do motorista também chegam em todas as versões do modelo.

A versão SE traz rodas de 18 polegadas, faróis de neblina, bancos com revestimento em couro, sensor de estacionamento com câmera de ré e ar condicionado dual zone, com regulagem de temperatura independente.

Já a versão topo de linha HSE Luxury, comercializada por R$ 232.000, traz conjunto de faróis Xenon com assinatura em LED, teto solar panorâmico, ar condicionado dual zone, bancos em couro Windsor climatizados com memória de regulagem para passageiro e motorista, sistema de áudio Meridian com 16 alto-falantes e um subwoofer, com 825W de potência, rodas em liga leve de 19 polegadas, iluminação interna configurável e duas entradas USB na segunda fileira de bancos. A versão também conta com teto panorâmico fixo.

Ao todo, a Land Rover irá disponibilizar para o mercado brasileiro 12 opções de cores de carroceria, além de outras 6 opções de cores dos bancos para a linha Discovery Sport, com suas respectivas combinações de cores de acabamento no painel e nas portas, o que faz do veículo altamente configurável.

Sete lugares
O Discovery Sport está disponível com até quatro tomadas de 12V e até seis entradas USB dispostas em cada uma das três fileiras de assentos, de forma a permitir que vários dispositivos eletrônicos sejam recarregados simultaneamente.

O ar-condicionado digital com duas zonas têm as saídas de ar para a segunda fileira montadas na metade da coluna B, para uma mais efetiva distribuição de ar. Na configuração de assentos 5+2, um controle independente está disponível para a terceira fileira de ocupantes, para que eles mesmos possam definir a temperatura e a intensidade desejada. As saídas de ar estão posicionadas no meio da coluna C, para também distribuir o ar de forma mais efetiva.

A construção do monocoque combina aço de alta rigidez, liga de aço de altíssima resistência e painéis leves de alumínio. O eixo traseiro conta com sistema multi-link, com as suspensões de alumínio. Segundo a Land Rover, conta com vão-livre, ângulos de ataque e saída para transpor áreas inundadas com profundidade de até 600mm.

Bem equipado, vem com Hill Descent Control® (HDC), Controle de Estabilidade de Rolagem (RSC), Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC) e Controle Eletrônico de Tração (ETC), assim como Direção Elétrica Assistida (EPAS), Discos de freios dianteiros de 325mm, sistema de entretenimento com tela de oito polegadas touchscreen e até nove airbags.