Subaru WRX e WRX STI – Tecnologia japonesa

Os fãs de Subaru tem muito o que comemorar com a chegada dos novos WRX e WRX STI, que fazem bonito na pista e nas ruas

No mundo, os veículos da japonesa Subaru são reconhecidos pelo prazer de dirigir, resultado direto da performance e estabilidade conquistadas por meio de engenharia de ponta. No Brasil, são quase desconhecidos do grande público, que prefere carros mais tradicionais e alta liquidez. Mas, pode ser que isso mude.

  • O WRX tem motor boxer 2.0l de 270 cv e custa R$ 147.900
  • Perfeito para a cidade, o WRX conta com câmbio automático de seis velocidades
  • Porta-malas familiar, de 460l
  • Couro com costura vermelha
  • Painel esportivo e completo
  • Sob o capô, o boxer 2.0l turbo, que empurra o WRX a 240 km/h de velocidade máxima

Importado oficialmente pela Caoa no Brasil, os modelos Subaru vem recebendo atenção especial neste momento de crise econômica, justamente por se tratar de carros de nicho, em que a rentabilidade está acima de tudo, pois afinal, quando custa uma paixão? E é exatamente esse o perfil do consumidor brasileiro de Subaru: aficionado pela marca, pelo potencial que os modelos oferecem, além do toque de exclusividade.

Assim, a Caoa pela primeira vez realizou teste drive de apresentação de um modelo Subaru, e o escolhido foi nada menos do que o sedan esportivo WRX, nas versões normal e esportiva, STI. O palco, a pista da Fazenda Capuava, em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde foi possível acelerar fundo e conferir os limites dos modelos.

WRX
Com 270 cv de potência, o WRX é um lobo em pele de cordeiro. Apesar da elevada cavalaria extraída do motor boxer 2.0l turbo, é manso e tranquilo de dirigir, graças ao suave câmbio automático de 8 velocidades, que aproveita ao máximo as faixas de torque e potência máxima. Acoplado ao conjunto motor-transmissão, o sistema de tração 4×4 integral com distribuição de torque variável completa o trabalho de manter o carro na melhor trajetória independente da aderência da pista e, como se não bastasse, ainda conta com controle eletrônico de estabilidade e tração.

Com aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, o WRX responde com agilidade quando o pé direito afunda o pedal. As trocas de marchas são suaves e imperceptíveis, e a direção bastante direta. Na pista, a sensação é total segurança, principalmente nas tomadas de curvas. Sensores do ângulo de esterço do volante, giro vertical e força de aceleração lateral trabalham para que o carro se mantenha no traçado ideal.

WRX STI
Já o STI (Subaru Tecnica Internacional) é um monstro sobre rodas. São 310 cv de potência gerados por um motor boxer 2.5l turbo, acoplado a uma caixa de transmissão manual de seis velocidades. Não é para qualquer pessoa e também não é para o uso diário, a não ser que você seja a única pessoa a ter carro no local. A qualidade da pista não importa, pois o DNA de rally dá conta desse recado.

  • O WRX STI vem com motor boxer 2.5l de 310 cv, e preço sugerido de R$ 194.900
  • Na pista o STI é diversão pura, com muita força e até mesmo difícil de domar
  • STI: aerofólio se destaca
  • STI: câmbio manual
  • STI: Painel idêntico ao WRX
  • Com 310 cv de potência e 41,5 kgfm de torque, o STI acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 s

Com embreagem firme, ficar parado no trânsito com um carro desses é algo próximo ao pecado. Além disso, é preciso força na perna esquerda. Mas, na pista, a história é outra. A quantidade de diversão que o modelo oferece ao dirigir é intensa e o ato de trocar de marchas se torna uma extensão de uma rotina prazerosa.

Pena que a pista é pequena e a quantidade de voltas oferecidas, mínimas. Foram apenas duas em cada modelo. No WRX, tudo bem. Com tanta eletrônica, nem deu vontade de mais. Mas no STI, se houvesse oportunidade de rodar mais, um dia não seria suficiente.

Pelo pouco tempo de contato com o carro foi impossível avaliar os itens mais exclusivos, como a Central de Controle do Diferencial (DCCD – Driver’sControl Center Differential), em que é possível selecionar de forma manual a proporção da distribuição do torque entre os eixos dianteiro e traseiro, para se obter maior nível de dirigibilidade e aderência nos mais variados tipos de terrenos. Por sugestão do piloto-acompanhante (o popular Zequinha), deixamos o sistema na posição auto, em que a distribuição é realizada de forma automática.

Apesar disso, foi gratificante experimentar um carro que nasceu nas pistas e agora passará a contar com maior suporte de marketing, vendas e pós-vendas no Brasil. Dos modelos de nicho japoneses, o Subaru é sem dúvidas um ícone apreciado por quem realmente gosta de automóveis.

Conforto
O DNA de competição não impediu os engenheiros da marca a caprichar no conforto do carro. Claro que não se trata de algo similar aos SUVs e minivans com suspensão molenga, mas sim de um esportivo e, portanto, a suspensão é firme e até mesmo dura para o dia a dia, mas certamente isso não será problema.

Os bancos de couro com costura vermelha (WRX) e laterais em vermelho (STI) abraçam o corpo gentilmente, e seguram perfeitamente nas curvas. As rodas de aro 18, calçadas com pneus 245/40 cabem harmoniosamente na caixa de roda. As duas saídas de escape, com ponteiras duplas cromadas sugerem a força do motor, e no caso do STI, o enorme aerofólio destaca ainda mais o modelo.

Ter o privilégio de rodar com o WRX exige desembolsar R$ 147.900, enquanto o STI tem preço sugerido de R$ 194.900. Apesar de pequena diferença de potência e torque entre os modelos, a quantidade de diversão é brutal.

Se a ideia é ter um carro rápido para andar de fim de semana, não pense duas vezes na hora de escolher o STI. Mas, se quer um carro para o dia a dia, o WRX é o ideal. Investir na dupla também é boa opção. Afinal, apesar de dividir a mesma carroceria e algumas tecnologias, são japoneses de alma completamente diferentes.

Ficha técnica
Subaru WRX
Motor: boxer, pistões horizontalmente opostos, injeção direta, gasolina, quatro cilindros, com alimentação turbo, DOHC e 16 válvulas
Cilindrada: 1.998 cm³
Potência: 270 cv entre 5.600 rpm
Torque: 35,7 kgfm entre 2.400 e 5.200 rpm
Câmbio: automático – 8 marchas
Direção: elétrica
Tração: 4×4, com distribuição de torque variável
Pneus: 245/40 R18
Freios: dianteira a disco ventilado de 12,4” de diâmetro, e traseira a disco sólido de 11,3” de diâmetro, com ABS e ESP
Dimensões: comprimento, 4.595mm; largura, 1.795mm; altura 1.475mm: entre-eixos, 2.650mm
Peso: 1.529kg
Volumes: tanque de combustível: 60 l; porta-malas: 460l
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h: 6,3s velocidade máxima: 240km/h

Ficha técnica
Subaru WRX STI
Motor: boxer, pistões horizontalmente opostos, injeção direta, gasolina, quatro cilindros, com alimentação turbo e intercooler
Cilindrada: 2.457 cm³
Potência: 310 cv entre 6.000 rpm
Torque: 41,5 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: manual – 6 marchas
Direção: elétrica
Tração: 4×4, com diferencial central controlado pelo motorista
Pneus: 245/40 R18
Freios: Brembo, dianteira (4 pincas, 13”) e traseira (2 pinças, 12,6”) a disco ventilado, com ABS e ESP
Dimensões: comprimento, 4.595mm; largura, 1.795mm; altura 1.475mm: entre-eixos, 2.650mm
Peso: 1.516kg
Volumes: tanque de combustível: 60 l; porta-malas: 460l
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h: 5,2s velocidade máxima: 255km/h