Audi A3 Sedan 2.0 TFSI – Agora sim

Fabricado no Brasil, modelo ganha motor mais potente, com 220 cv e 350 Nm de torque, e pacote com adicionais tecnológicos interessantes, porém de preço elevado

Agora que começou a ser feito no Brasil, o Audi A3 Sedan ganhou um reforço de respeito: o motor 2.0 TFSI de dupla injeção (direta e indireta), em substituição ao 1.8 TFSI. Na prática foi um acréscimo de 40 cv na potência, passou de 180 cv para 220 cv, e aumento no torque máximo em 100 Nm. Era 250 Nm e agora tem 350 Nm.

  • Esteticamente, permanece o mesmo, mas com o novo conjunto de motor e câmbio...
  • ... e acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atinge máxima de 250 km/h; custa a partir de R$ 137.990
  • Motor 2.0 TFSI dupla injeção
  • Estofamento branco é novo
  • AC dual zone vem de série
  • ACC é opcional
  • Painel é bem nítido e visível
  • Bom espaço para pernas atrás

A única decepção é o câmbio, que perdeu uma marcha. Continua sendo o S-Tronic, de dupla embreagem, mas de seis velocidades, ante o de sete, da versão com motor 1.8l. Segundo a Audi, isso foi necessário pois a mesma transmissão de sete velocidades (DQ 200) não suporta os 100 Nm de torque a mais do novo motor, sendo necessário utilizar a de seis (DQ 250), o mesmo que equipa o Audi TT. A propósito, o conjunto é o mesmo, porém o TT desenvolve 10 cv a mais de potência.

No entanto, independente disso, o A3 com motor maior é muito mais prazeroso de dirigir, pois acelera rápido e tem excelente estabilidade. Para se ter ideia, faz de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, de acordo com a Audi. Assim, não decepciona, muito pelo contrário, faz querer mais. E para quem tem um 1.8l, se tiver oportunidade, troque pelo 2.0l. Não vai se arrepender.

O maior problema do carro é o preço. Vem em apenas uma versão, Ambition, e custa a partir de R$ 137.990, mas pode atingir os R$ 169.490, caso queira a versão completa com rádio MMI Plus com sistema de navegação integrado e o pacote Assistance Plus, que inclui o Active Lane Assist (assistente para mudança de faixa de rolamento), assistente para luz alta, sistema Auto Park de estacionamento automático com câmera de ré, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front, computador de bordo com tela colorida e sistema Keyless Go, que permite destravar o carro e ligar o motor sem necessidade de utilizar a chave fisicamente.

O Active Lane Assist desenvolvido pela Audi é um passo mais próximo da condução autônoma, pois chega a manobrar o carro em curvas onde há faixas bem visíveis, pois ao perceber que o carro está comento a faixa, atua na correção da trajetória, porém o sistema desliga automaticamente caso o motorista solte a mão do volante por mais de oito segundos, uma vez que não há no país normas e regulamentos para a condução de veículos autônomos.

Outro dispositivo bacana é o piloto automático adaptativo, que freia o carro totalmente e o acelera até a velocidade pré-determinada pelo condutor (aceita até 150 km/h). Funciona bem no trânsito, mas é preciso lembrar que o sistema não enxerga pedestres nem semáforos, somente o veículo que vai à frente.

Mas, se não tiver condições de comprar os itens opcionais, contará ainda com um bom veículo, com ar-condicionado dual zone, teto solar panorâmico e o Audi drive select.

Ficha técnica
Audi A3 Sedan 2.0 TFSI
Motor: 4 cilindros em linha, transversal, dupla injeção, 2.0 Turbo FSI
Cilindrada: 1.984 cm³
Potência: 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm
Torque: 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm
Câmbio: S tronic, 6 velocidades
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 225/45 R17
Freios: dianteira a disco ventilado, e traseira a disco sólido, com ABS e ESP
Dimensões: comprimento, 4.456 mm; largura, 1.796 mm; altura 1.416 mm: entre-eixos, 2.637 mm
Peso: 1.320 kg
Volumes: tanque de combustível: 50 l; porta-malas: 425 l
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h: 6,9 s; velocidade máxima: 250 km/h (controlado eletronicamente)
Consumo: estrada – 12,8 km/l; cidade – 10,8 km/l