Fiat Toro – Beleza de caçamba

Com dirigibilidade de sedan, conforto de SUV e capacidade de carga de picape, o SUP (Sport Utility Pick-up) da FCA inventa moda e pode até agradar

Mais bonito ao vivo do que nas fotos, o Toro é a nova picape média-compacta da FCA (Fiat Chrysler Automobile), que desde o segundo semestre do ano passado faz aparições frequentes nas redes sociais e finalmente é apresentada oficialmente ao público com duas opções de motores: 1.8 E.torQ Evo Flex 16V (potência máxima de 135/139 cv a 5.750 rpm – gasolina/etanol -, e torque máximo de 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm – gasolina/etanol) e Turbodiesel 2.0l 16V (potência máxima de 170 cv a 3.750 rpm, e torque máximo de 35,7 kgfm a 1.750 rpm).

  • Disponível em duas versões, com motor flex ou diesel, custa a partir de R$ 76.500 (Freedom Flex)
  • Um dos destaques da picape é a tampa da caçamba
  • com duas portas,
  • assim como o extensor de caçamba
  • ... que a aumenta em 405 litros
  • Banco traseiro com descansa braço
  • Câmera de ré é série na Volcano
  • Interior da versão Volcano é mais bem equipado
  • Design da traseira é elegante e combina com a dianteira

O Toro Flex conta com uma única versão, Freedom (R$ 76.500), de tração dianteira, e equipado de série com câmbio automático de seis velocidades (da fabricante japonesa Aisin), piloto automático com controlador de velocidade, computador de bordo, quadro de instrumentos personalizável de 3,5 polegadas em TFT, controle eletrônico de estabilidade (ESC), auxiliar de partida em rampas (Hill Holder) e rádio com comando no volante.

Além disso conta com volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica do bocal de abastecimento, ar-condicionado, direção elétrica, fixação Isofix para cadeira infantil, vidros e travas elétricas e sensor de estacionamento traseiro. Segundo executivos da montadora, esta versão deve ser responsável por 35% das vendas totais do modelo.

Diesel
Já com motor diesel, a FCA caprichou na variedade. Também na versão Freedom, conta com câmbio manual de seis velocidades e duas opções de tração: 4×2 (dianteira), por R$ 93.900, e 4×4 com reduzida, por R$ 101.900. Segundo a FCA, o Freedom 2.0 diesel 4×2 vem com rodas de aço de 16” e protetor de cárter, enquanto o 4×4 vem ainda com controle automático em descidas (Hill Descent Control), retrovisores externos elétricos com memória, brake light, alarme e iluminação de caçamba.

O xodó da turma é o modelo topo de linha, Volcano, que conta com câmbio automático ZF de nove marchas e tração 4×4, além de itens como ar-condicionado dual zone, rodas de liga leve de 17”, câmera de ré, central multimídia Uconnect Touch NAV de 5”, quadro de instrumentos com display em TFT de 7” colorido, faróis de neblina cornering (que acompanham as curvas), faróis principais com DRL (LEDs de segurança diurnos), entre outros.

Ao volante
As imagens dizem quase tudo da aparência do carro. A frente tem faróis diurnos de leds muito peculiares e logo abaixo um conjunto óptico meio desproporcional que tanto podem agradar quanto desagradar. Se ao invés de faróis diurnos houvesse uma luz mais forte que dispensassem os faróis convencionais, talvez seria mais interessante. Mas, como isso custa muito dinheiro, esta solução é o que tem para hoje.

A traseira também é bastante agradável, com a inédita tampa bipartida que abre em duas partes e lanternas em leds bem trabalhadas e de formato harmonioso com o conjunto. No geral, o carro é bonito, e talvez, um tanto o quanto bonito demais para uma picape. Se fosse um SUV, seria matador. Mas, é um SUP (ah! esses marketeiros…)

E como anda? Anda bem, muito bem, tanto na versão diesel quanto flex, graças ao trabalho de engenharia realizado para dar ao Toro dirigibilidade e conforto de sedan, ou de uma picape leve derivada de automóvel, porém com uma caçamba de tamanho razoável sobre o eixo traseiro. O segredo foi a adoção da suspensão multilink atrás, com três braços, e um sistema de mola com carga variável, obtida pelo distanciamento progressivo dos elos, além da perfeita calibragem de cargas dos amortecedores e batentes de borracha. Nesse quesito, o carro é show.

Mas, de certa forma, nenhum dos dois motores ajudam muito, apesar de não serem ruins. O diesel é muito áspero e ruidoso, tal como o Jeep Renegade, com quem compartilha o conjunto powertrain (motor e câmbio automático de nove marchas ZF). Faz barulho e treme excessivamente, o que indica a necessidade de coxins um pouco mais robustos ou de um retrabalho nos componentes internos para abrandar a trepidação no habitáculo.

O câmbio ZF de nove velocidades é demais também, tanto que o carro parte de segunda marcha e somente a 120 km/h engata a nona. São engrenagens que raramente serão utilizadas, a não ser que o Toro seja usado para trabalho pesado entre off road e via expressa. Mas bonito do jeito que é, improvável.

Já o motor flex foi levemente aperfeiçoado com a adoção de componentes com regulagem variável: coletor de admissão, bomba de óleo e eixo de comando. Tudo para ganhar torque, potência e economia. Mas, com um Toro de 1.619 kg, os 139 cv e 19,3 kgfm ainda não foram suficientes. Se ao menos tivessem optado pelo 2.4 do Freemont…

O câmbio Aisin de seis velocidades, automático, cumpre bem o papel, está bem escalonado e faz trocas de marchas suaves. Este é o melhor conjunto para quem precisa de uma picape urbana e quer chegar bonito na festa, com a galera na caçamba.

Ficha técnica

Fiat Toro Freedom Flex
Fiat Toro 2.0 Diesel Freedom 4×2 e 4×4, e Volcano
Motor dianteiro, transversal, flex (gasolina/etanol), quatro cilindros, 1.8l, 16V, SOHC, 1.747 cm³, 135/139 cv a 5.750 rpm (g/e), 18,9/19,3 Kgfm a 3.750 rpm dianteiro, transversal, diesel, quatro cilindros, 2.0l, 16V, DOHC, 1.956 cm³, 170 cv a 3.750 rpm, 35,7 Kgfm a 1.750 rpm
Câmbio  automático de seis velocidades manual de seis velocidades (Freedom) ou automática de nove velocidades (Volcano)
Tração dianteira dianteira (Freedom 4×2) ou 4×4 (Freedom 4×4 e Volcano)
Direção assistência elétrica progressiva variável
Suspensão independente nas quatro rodas, tipo MacPherson na dianteira e Multilink na traseira, com molas helicoidais (progressiva à carga na traseira), amortecedores a gás e barra de torção
Freios dianteiros a disco ventilados (305 mm), e traseiros a tambor (254 mm), com ESP e Hill Holder dianteiros a disco ventilados (305 mm), e traseiros a tambor (295 mm), com ESP e Hill Holder
Rodas e pneus aço (liga leve opcional), 215/65 R16 aço (liga leve opcional), 225/70 R17 (Freedom) liga leve, 225/65 R17 (Volcano)
Dimensões comprimento, 4.915 mm; largura, 1.844 mm; altura, 1.680 mm; entre-eixos, 2.990 mm, peso, 1.619 kg, caçamba, 820 l (650 kg); tanque de combustível, 60 l comprimento, 4.915 mm; largura, 1.844 mm; altura, 1.680 mm; entre-eixos, 2.990 mm, peso, 1.779/1.788/1.871 kg, (4×2/4×4/Volcano) caçamba, 820 l (1000 kg); tanque de combustível, 60 l
Desempenho velocidade máxima, 172/175 km/h (g/e); aceleração 0 a 100 km/h: 12,8/12,2 s (g/e) velocidade máxima, 190/188 km/h (4×2/4×4 e Volcano); aceleração 0 a 100 km/h: 9,5s (Freedom), 10s (Volcano)
Consumo PBEV – INMETRO urbano – 8,3/5,8 Km/l (g/e); rodoviário – 10,5/7,4 Km/l (g/e) n/d