Audi RS3 e TTS – Foguetes compactos

Os novos Audi TTS e RS3 são assim: um chama muita atenção, o outro, também

De uma só vez, a Audi apresentou dois foguetinhos compactos capazes de trazer muita alegria, principalmente àqueles que dispõe de R$ 300.000 sobrando. Trata-se dos novos RS3 e TTS. O primeiro conta com motor cinco cilindros de 367 cv de potência e 465 Nm de torque, enquanto o TTS vem com o mesmo 2.0 quatro cilindros TFSI de dupla injeção do TT, porém apimentado para render 286 cv e 380 Nm de torque máximo.

  • O novo TTS: motor de 286 cv a R$ 299.990
  • TTS é mais elegante e...
  • mais tecnológico por dentro
  • Já o RS3 tem 367 cv e custa apenas R$ 290.990
  • RS3 é mais discreto...
  • ... e simples, mas funcional

Pelos números apresentados acima, o preço surpreende: o TTS é ligeiramente mais caro do que o RS3, custa a partir de R$ 299.990, enquanto o RS3 sai por R$ 290.990. É o custo do design mais exclusivo, e também de alguns mimos como o Audi Virtual Cockpit e o Audi Magnetic Ride. Qual escolher?

Na pista
Ambos modelos tem velocidade controlada eletronicamente em 250 km/h, mas o RS3 pode receber um acréscimo de 30 km/h à velocidade final por meio de requisição à montadora. Paga-se mais por isso, claro.

O RS3 é mais rápido no 0 a 100 km/h. Faz em 4,3 segundos ante 4,7s do TTS. A diferença não é muita para quem vai andar somente na rua, mas na pista é quase uma eternidade. Vale lembrar que além de mais potência e torque, o RS3 conta com câmbio S-Tronic (robotizado de dupla embreagem) de sete velocidades, enquanto o TTS vem com S-Tronic de seis.

Curiosamente, o TTS vem com pneus mais largos: 245/35 R19, enquanto o RS3 utiliza um conjunto 235/35 R19. Deve ser por estética. O RS3 é mais pesado, com 1.520 kg, enquanto o TTS tem apenas 1.365. Ambos contam com tração integral nas quatro rodas, quattro, e possuem dispositivo eletrônico de largada, que permite arrancar com o motor cheio, em rotação de torque máximo, sem patinar, o que faz o corpo colar com força no encosto do banco e chaga a anestesiar o cérebro. Muito bom.

Para os mais racionais, os números certamente levam à escolha pelo RS3. Porém, um endinheirado felizardo pode ter a extrema necessidade de chamar atenção, e neste quesito o TTS vence de goleada. Sair à rua com um coupé é muito mais sedutor do que com um carro comum envenenado de fábrica.

A verdade é que independente da escolha, o resultado é um largo sorriso, de orelha a orelha. Se houver ainda a possibilidade de um test drive no autódromo de Interlagos, à noite, com instrução de pilotos profissionais, para descobrir os verdadeiros limites das máquinas, então com certeza será preciso ter R$ 600.000 disponível em conta. Pois na dúvida, melhor ficar com os dois.

Ficha técnica
Audi RS3
Motor: dianteiro, transversal, gasolina, 5 cilindros em linha, 2.5l, 20V, 2.480 cm³, 367cv a 5.500 rpm 465Nm a 1.625-5.550rpm
Câmbio: dupla embreagem de sete velocidades
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 235/35 R19
Dimensões: comprimento, 4.343 mm; largura, 1.800 mm; altura, 1.411 mm; entre-eixos, 2.631 mm, peso, 1.520 kg
porta-malas, 280 l; tanque de combustível, 55 l
Desempenho: velocidade máxima, 250 km/h; aceleração 0 a 100 km/h: 4,3 s

Audi TTS
Motor: dianteiro, transversal, gasolina, 4 cilindros em linha, 2.0l, 16V, 1.984 cm³, 286cv a 5.300 rpm 380Nm a 1.800-5.200rpm
Câmbio: dupla embreagem de seis velocidades
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 245/35 R19
Dimensões: comprimento, 4.191 mm; largura, 1.832 mm; altura, 1.343 mm; entre-eixos, 2.505 mm, peso, 1.365 kg
porta-malas, 305 l; tanque de combustível, 55 l
Desempenho: velocidade máxima, 250 km/h; aceleração 0 a 100 km/h: 4,7 s