JAC T5 JetFlex – O melhor da China

Modelo chega com preço popular (a partir de R$ 59.990) para agitar ainda mais o disputado mercado dos SUV compactos

Indiscutivelmente, o JAC T5 é o melhor modelo da JAC Motors disponível no mercado brasileiro. O SUV compacto chega com três opções de preços, todos com motor 1.5 VVT JetFlex, que desenvolve potência máxima de 127/125 cv a 6.000 rpm (etanol/gasolina), e torque máximo de 154/152Nm a 4.000 rpm (e/g), e câmbio manual de seis velocidades.

  • Design é bem definido e sóbrio, mas arrojado
  • Rack é série na versão intermediária
  • Ar digital mostra temperatura errada
  • Conforto interno é bom e bem acabado
  • Multimídia com espelhamento
  • Painel conta com computador de bordo
  • Porta-malas é destaque com 600 l
  • Atrás, bom espaço para pernas

O mais em conta custa R$ 59.990 e vem com ar-condicionado digital, trio elétrico, alarme, sensor de estacionamento, monitoramento da pressão dos pneus, computador de bordo, sensor crepuscular, banco do motorista com ajuste de altura e faróis com regulagem de altura elétrica.

Com mais R$ 5.000, é possível equipá-lo com rodas de liga leve 16 polegadas, faróis de neblina dianteiros e traseiro, rack no teto e controle eletrônico de estabilidade (ESP) e assistente de rampa (HSA). Já a versão completa custa R$ 69.990 e conta ainda com bancos revestidos em couro, kit multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas e câmera de ré.

O acabamento interno do T5 é aprimorado em relação aos demais modelos da marca. Os plásticos estão mais bem alinhados e a sensação de conforto é maior. Porém, o sistema de ar-condicionado permanece o mesmo de sempre, com indicador de temperatura externa louco, que mesmo nos dias mais frios consegue informar 40°C.

Em movimento
O test drive de lançamento foi bastante completo, com longos trechos de estrada e trânsito urbano, o que permitiu avaliar bem o modelo. O motor, apesar de 1.5l, dá conta do recado, mas tende a ser gastão por conta da relação peso x potência. Mesmo assim, recebeu nota A do Inmetro. Fato é que SUVs tendem a ser beberrões.

Mas o que conta neste primeiro momento é o desempenho, e isso o T5 mostrou que tem, guardadas as devidas proporções. Para quem pensa em comprar um carro para viajar com a família, pode contar com ele. Na estrada, a 120 km/h, em sexta marcha, roda tranquilo, e consegue ir um pouco além, sem muito esforço.

Nas subidas de serra, o motor também mostrou que dá conta do recado, assim como nas curvas. Dependendo da necessidade, pode até ficar divertido. A suspensão está bem presa, o que na cidade é um pouco ruim por conta do péssimo asfalto, mas o carro foi bem ajustado e não está molenga.

A versão avaliada foi a top de linha, de R$ 69.990 e lamentavelmente os equipamentos não valem os R$ 5 mil a mais, pois a central multimídia não mostrou ser algo excepcional. Já os bancos de couro e a câmera de ré são acessórios bacanas.

Ficha técnica
JAC T5 JetFlex
Motor: dianteiro, transversal, flex, 4 cilindros em linha, 1.4l, 16V, DOHC, VVT, 1.499 cm³, 127/125 cv a 6.000 rpm (etanol/gasolina), 154/152Nm a 4.000 rpm (e/g)
Câmbio: manual de seis velocidades
Direção: elétrica
Suspensão: independente na dianteira, tipo McPherson, e eixo de torção na traseira, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Freios: dianteiros a disco ventilados e sólidos na traseira, ABS
Rodas e pneus: liga leve, 255/55 R16
Dimensões: comprimento, 4.325 mm; largura, 1.765 mm; altura, 1.625 mm; entre-eixos, 2.560 mm, peso, 1.210 kg
porta-malas, 600 l; tanque de combustível, 45 l
Desempenho: velocidade máxima, 194 km/h; aceleração 0 a 100 km/h: 10,8 s
Consumo PBEV INMETRO: urbano – 6,8/8,18 Km/l (e/g); rodoviário – 9,63/12,2 Km/l (e/g)