Jeep Compass Flex chega com preço a partir de R$ 99.990

Com o novo motor bicombustível, modelo ganha três versões: Sport, Longitude e Limited

Alexandre Akashi

A FCA – Fiat Chrysler Automobiles – acaba de apresentar a versão com motor Flex do Jeep Compass, SUV médio-compacto que recentemente foi lançado com motor diesel, por R$ 132.990, na versão Longitute, e R$ 149.990, na versão Trailhawk. O modelo flex mais barato custa a partir de R$ 99.990, na versão Sport. Já a versão Longitude sai por R$ 106.990 e a Limited por R$

Versão topo de linha é a Limited, que custa a partir de R$ 124.990

Versão topo de linha é a Limited, que custa a partir de R$ 124.990

O novo motor, batizado de Tigershark Flex, é um 2.0 16 válvulas, com duplo comando de válvulas no cabeçote e duplo variador de fase, que desenvolve 166 cv/159 cv de potência a 6.200 rpm (etanol/gasolina) e 20,5 kgfm /19,9 kgfm de torque a 4.000 rpm (e/g). Conta com bloco e cabeçote de alumínio e taxa de compressão elevada, de10,2:1 para 11,8:1, para otimizar a queima do etanol. Além desta mudança, o motor recebeu outras 19 alterações para poder rodar bem com o etanol, de acordo com a FCA.

Opening edition
Além das três versões de série, a FCA apresentou uma edição de lançamento Opening Edition, limitada a 500 unidades, por R$ 109.490. Já vem com acendimento automático de faróis, acionamento automático do limpador de para-brisas, retrovisor interno eletrocrômico, sistema de som premium Beats e bancos de couro na cor caramelo.

Mecânica
O duplo variador de fase independente do motor Tigershark conta com curso de atuação de 60° e foi desenvolvido para dar mais agilidade ao modelo e também ajudar no consumo. Da forma como foi projetado, o motor ciclo Otto simula o comportamento de um ciclo Atkinson, quando obtém expansão total proporcionada pela abertura atrasada das válvulas de escape, e o ciclo Miller, ao permitir o fechamento atrasado das válvulas de aspiração. Além disso, ao adotar o fechamento atrasado das válvulas de escape permite a recirculação interna dos gases do motor (EGR).

Motor 2.0 flex desenvolve 166 cv/159 cv de potência a 6.200 rpm (etanol/gasolina) e 20,5 kgfm /19,9 kgfm de torque a 4.000 rpm (e/g)

Motor 2.0 flex desenvolve 166 cv/159 cv de potência a 6.200 rpm (etanol/gasolina) e 20,5 kgfm /19,9 kgfm de torque a 4.000 rpm (e/g)

Com todas essas estratégias, e acoplado a uma caixa automática Aisin de seis marchas, o Jeep acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos com etanol, e consegue índices de consumo de 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, com gasolina, segundo a FCA.

Outras características do novo motor são o sistema de acionamento dos comandos de válvulas, feito por corrente, e a adoção de sistema de aquecimento do combustível na partida a frio, que elimina o uso do tanquinho.

Amanhã, quinta-feira (20), realizaremos teste drive no modelo. Acompanhe as impressões na edição impressa da revista Farol Alto.

Veja os itens de série de cada versão:

Sport flex – R$ 99.990
Ar-condicionado, direção elétrica, sensor e câmera de ré, banco do motorista com regulagem elétrica, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, controle de velocidade de cruzeiro, central multimídia com tela de 5 polegadas e navegação e rodas de 17 polegadas.

Longitude flex – R$ 106.990
O mesmo conteúdo da Sport, mais ar-condicionado digital de duas zonas, acesso e partida sem a necessidade de chave nas mãos, luz diurna de LED, rodas de 18 polegadas e central multimídia de 8,4 polegadas.

Opening Edition – R$ 109.490
O mesmo conteúdo do Longitude mais acendimento automático de faróis, acionamento automático do limpador de para-brisas, retrovisor interno eletrocrômico, sistema de som premium Beats e bancos de couro na cor caramelo.

Limited flex – R$ 124.990
O mesmo conteúdo da Longitude, mais airbags laterais, de cortina e de joelho (para motorista), detector de ponto cego, faróis de xenônio, quadro de instrumentos configurável, sensores de luz e chuva e bancos de couro.