Responsabilidade social é cuidar da frota

Fazer a correta manutenção da frota é um ato de responsabilidade social e também ambiental

Instituto de Qualidade Automotiva

Instituto de Qualidade Automotiva

Fazer a correta manutenção da frota é um ato de responsabilidade social e também ambiental, uma vez que veículos bem regulados trazem benefícios para o meio ambiente e, consequentemente à sociedade como um todo. Isso porque a manutenção preventiva evita que os veículos emitam poluentes além do especificado pela montadora e também reduz o risco de defeitos, que podem ocasionar acidentes. Naturalmente evita também panes causando transtorno no trânsito, principalmente nas ruas já congestionadas da capital.

“Diariamente, assistimos nos noticiários da TV, histórias trágicas de acidentes provocados por veículo que apresentou algum tipo de defeito, o qual poderia ser evitado caso a manutenção estivesse em dia”, afirma José Palacio, coordenador de Serviços Automotivos do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.

Empresas com frotas de veículos comerciais (caminhões e ônibus) contam com uma ampla rede de oficinas participantes do Programa para a Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel (PMMVD), da Cetesb, que tem como objetivo a padronização dos serviços de regulagem de motores por meio da certificação dos serviços do IQA, o que resulta em melhoria da qualidade do ar com a redução do nível de emissão de poluentes.

Da mesma forma, empresas com frotas de veículos de passeio contam com centenas de oficinas certificadas pelo IQA, que têm como princípio básico oferecer serviços de qualidade assegurada ao consumidor, a preço justo e com transparência.

“Independente do tipo de veículo que possuem, os frotistas que realizam a manutenção dentro da empresa, também podem obter a certificação de serviços do IQA, o que as habilita utilizar nosso selo de garantia de qualidade junto aos clientes”, afirma Palacio.

Utilidade pública
Em todo processo de certificação de qualidade, o consumidor desempenha um papel muito importante, pois é dele a decisão de onde irá adquirir produtos ou serviços. Muitas empresas afirmam que investem em qualidade, mas como confiar?

Uma das formas é observar se há algum selo de qualidade, como o do IQA, que tem o reconhecimento do Inmetro, uma vez que o IQA é um organismo oficialmente acreditado. Assim, uma oficina certificada pelo IQA significa que passou por uma avaliação criteriosa, regida por requisitos e normas aprovadas pelo Inmetro e ABNT.

O consumo consciente de produtos com certificação de qualidade já é uma realidade em brinquedos e medicamentos, duas indústrias que contam com selos específicos. Na automotiva, o representante oficial é o IQA, que tem como fundadores (e dirigentes até hoje) as principais entidades do setor automotivo – fabricantes de veículos, autopeças, indústria de reparação (serviços), além do próprio governo.

Assim, consumir de empresas que ostentam o selo do IQA é garantia de adquirir produtos e serviços de qualidade. Neste ponto, o IQA realiza um serviço de utilidade pública ao consumidor, uma vez que avalia e audita os processos de produção e execução de serviços, para que o consumidor tenha a certeza de não levar gato por lebre.