Camisetas feitas de PET com ação social

Com proposta de deixar um mundo melhor, dupla de empresárias transforma problema em moda, e conquistam mercado com tecido leve e agradável de usar

Depois de separar por cor, garrafas são compactadas e enviadas para recicladora que as transforma em fios

Depois de separar por cor, garrafas são compactadas e enviadas para recicladora que as transforma em fios

O que fazer com toneladas de garrafas PETs que por ter baixo valor no mercado de reciclagem e ocupar muito espaço os catadores ignoram? Essa é uma triste realidade, infelizmente.

Na Alemanha, a solução encontrada foi cobrar elevado valor de depósito e instalar em todos os mercados e pontos turísticos receptores de vasilhames, que emitem um tíquete no mesmo valor do depósito. Para se ter ideia do quanto é importante devolver as garrafas, cada uma vale 25 centavos de euro, quase R$ 1 cada.

Aqui no Brasil, são poucas as iniciativas. Uma delas é a empresa Camiseta Feita de PET, da biomédica Vanda Ferreira e da administradora Silvia do Prado, que buscam aliar a conscientização ambiental ao negócio. “Não queremos simplesmente vender camisetas, queremos que a população tenha em mente que a garrafa PET pode ter destino melhor do que o aterro sanitário, onde ficará anos até se decompor na natureza”, afirma Vanda.

Assim, parte do trabalho da dupla é fazer parcerias com escolas e empresas públicas e privadas para arrecadar matéria-prima, que normalmente seria jogada no lixo. “Já conseguimos metade do que utilizamos anualmente por meio deste tipo de doação”, diz Vanda ao explicar que a empresa doadora só precisa se preocupar em juntar as garrafas, que periodicamente são recolhidas por um veículo delas.

Processo

As empresárias Silvia do Prado

As empresárias Silvia do Prado

e Vanda Ferreira

e Vanda Ferreira

Para virar camiseta, a garrafa PET passa por processos simples, mas trabalhosos. O primeiro é a separação por cor e montagem dos fardos, feita por colaboradores da confecção. O passo seguinte é a recicladora, onde são transformados em fios e finalmente para a tecelagem, que mistura com algodão (50%-50%) e produz as camisetas.

Atualmente a empresa produz nove modelos de camisetas e se especializaram em uniformes e camisetas para eventos corporativos. “Para 2015, vamos lançar um jeans, pijamas e se tudo der certo, roupas para cachorros, tudo de PET”, afirma Vanda.

A Camiseta Feita de PET foi parceira do 1ª Pit Stop dos Consultores do Jornal Farol Alto, realizado no Telhanorte Aricanduva, no mês passado. Durante o evento, foram recolhidos milhares de garrafas, que foram doadas para a empresa.