Sistema de arrefecimento – Como saber se está ok?

Com as férias chegando, muitos vão pegar a estrada com a família. Eis uma lista dos itens que devem ser checados e para que serve cada componente

Sergio Marques de Deus é proprietário da ServCar, oficina com mais de 15 anos no mercado, localizada Embú das Artes-SP

Sergio Marques de Deus
é proprietário da ServCar, oficina com mais de 15 anos no mercado, localizada Embú das Artes-SP

Um nome que causa estranheza para muitos, mas é usado para denominar o sistema de controla a temperatura nos motores. O motor do veículo gera muito calor devido à combustão do combustível dentro dele. Este calor deve ser controlado, senão o motor pode fundir. Para que isto não ocorra, existe o sistema de arrefecimento. Assim o seu motor terá maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, emitirá menos poluente e aumentará seu desempenho.

Com as férias chegando, nos programamos para pegar a estrada com a família, e para que não tenhamos nenhuma surpresa desagradável, agende um horário em uma oficina de sua confiança e além da revisão que está acostumado a fazer lembre-se se olhar os componentes do sistema de arrefecimento, pois eles são de extrema importância para o bom funcionamento do seu veiculo.

Eis uma lista dos componentes que devem ser checados:
serviçosReservatório de expansão:
Nos veículos novos é um reservatório plástico bem visível aos motoristas, que facilita também verificar o nível do radiador.

Tampa do reservatório:
Nos veículos novos a tampa não fica mais junto com radiador, fica no reservatório de expansão. Ela suporta altas temperaturas e se estiveram com problemas ou mal encaixada comprometem o resfriamento do motor. Trocá-la de acordo com a indicação do fabricante.

Liquido de arrefecimento (aditivo):
Substancia que aumenta o ponto de ebulição e diminui o ponto de congelamento da água, ajudando assim a manter o sistema de arrefecimento em sua temperatura ideal. Ajuda também a aumentar a vida útil das peças do sistema. Trocá-lo de acordo com a indicação do fabricante.

Válvula Termostática:
Peça importantíssima do sistema de arrefecimento, ela controla o nível de temperatura do motor, manter a água com o aditivo correto ajuda a preservar a vida da válvula.

Bomba d´água:
Outra peça importantíssima do sistema, sua função é mandar água até o motor, se ela falhar o motor pode ferver.

Eletroventilador:
Tem como função jogar ar para auxiliar no resfriamento do motor; é acionado através do sensor de temperatura quando o motor não consegue se resfriar com o ar do meio ambiente, geralmente seu maior trabalho é com veiculo em trânsito lento.

Mangueiras:
Conduzir o liquido de arrefecimento por todo o sistema. Seu rompimento pode causar o superaquecimento do motor. O motivo de problemas mais frequente é o ressecamento das mangueiras ou oxidação das abraçadeiras.

Radiador:
Serve para controlar a temperatura do motor, ele resfria o liquido de arrefecimento que sai quente do motor e manda frio de volta para o motor, ele é um trocador de calor.

E lembre-se se acender a luz vermelha no painel da temperatura procure um lugar seguro e encoste, pois se continuar pode causar maiores danos no motor.