Gás Natural Veicular – Segurança vistoriada

Todo veículo com GNV deve passar anualmente por Inspeção de Segurança Veicular para ser licenciado, o que reduz o risco de pegar fogo ou explodir

Antônio Simão Domene é técnico em  Eletrônica  e Matemática, com especialização em Injeção Eletrônica, Freio e conversão para gás natural

Antônio Simão Domene é técnico em Eletrônica e Matemática, com especialização em Injeção Eletrônica, Freio e conversão para gás natural

Selo de segurança do GNV é documento de porte obrigatório

Selo de segurança do GNV é documento de porte obrigatório

Uma das perguntas mais freqüentes que me fazem a respeito da instalação do gás natural veicular (GNV) é sobre o perigo de explodir ou pegar fogo. Então, vamos esclarecer:

Anualmente o veículo convertido à GNV, necessita passar por uma vistoria veicular onde são analisados vários itens como: freios, suspensão, vazamento, itens de segurança, emissão de gases, validade do cilindro, fechamento da válvula do cilindro, entre outros.

Somente após a aprovação na vistoria é que o veículo é liberado para ser licenciado, caso seja reprovado será necessário fazer as devidas reparações e efetuar a vistoria novamente.

As vantagens de um veículo com GNV:

O abastecimento é em média 40% mais barato;

O veículo permanece com o combustível original, passando a ser bi-combustível;

O GNV é um combustível que não pode ser adulterado, pois ele vem canalizado até o posto de abastecimento;

O GNV é natural e menos poluente.

Com relação ao custo benefício é necessário que o proprietário tenha um uso de 100km/dia para que seja vantajoso o investimento na conversão.

Para que um veículo seja convertido com segurança, o proprietário deve procurar uma Oficina Homologada pelo Inmetro, onde os profissionais são treinados e orientados a fazer uma instalação com peças, acessórios e equipamentos dentro das normas vigentes.

O desempenho do motor fica em alguns casos imperceptível em relação ao outro combustível, desde que observadas as qualificações para cada veículo, portanto o motor demonstra nem estar no GNV quando esta em movimento no transito.

A perda de potencia existe mais especificamente nas saídas e subidas, porém não ultrapassam 10%.

A suspensão não é comprometida pois existem cilindros que pesam 80kg, o que equivale a um passageiro no banco traseiro.

A manutenção preventiva deve ser feita para manter o veiculo em perfeito funcionamento, tanto por motivos de segurança quanto de economia.

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