Economia suja: filtro de óleo

O elemento filtrante ecológico presente em veículos como os franceses Citroën C3 e Peugeot 207 deve ser substituído a cada troca de óleo para evitar entupimento

Julio Mansi Pneus Belém  Dgp Overhaulin R. Herval, 72 – Belenzinho (11) 2693-9274 pneusdgp@gmail.com

Julio Mansi
Pneus Belém
Dgp Overhaulin
R. Herval, 72 – Belenzinho
(11) 2693-9274
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Este é um assunto que apesar de ser um tanto comum ainda gera dúvidas entre os motoristas: a importância da troca do óleo lubrificante do motor. Não vou repetir, no entanto, o que todos falam a respeito, mas abordar erros que vejo com muita frequência aqui na oficina, em especial quem tem carros das marcas francesas Citroën e Peugeot, com filtro ecológico.O recado é, portanto, especialmente para proprietários de Citroën C3 e Peugeot 207, com motor 1.4l ou 1.6l.

Filtro de óleo ecológico é aquele que se troca somente o elemento filtrante, diferentemente dos filtros blindados convencionais que vem com uma estrutura metálica externa. Deveriam ser mais baratos, mas nem sempre é assim que funciona o mercado.

A boa notícia é que o componente tem ficado mais barato com o passar do tempo. Houve épocas em que custava mais de R$ 50, mas agora paga-se no máximo R$ 30, dependendo da marca e da loja, e é por isso que recomendamos a substituição sempre que for trocar o óleo lubrificante do motor.

Sintomas

Não trocar o filtro pode prejudicar a lubrificação do motor, pois a vazão diminui; há até risco de o motor fundir

Não trocar o filtro pode prejudicar a lubrificação do motor, pois a vazão diminui; há até risco de o motor fundir

Deixar de substituir o elemento filtrante juntamente da troca do óleo lubrificante do motor é como lavar a louça, deixar a pia suja e a torneira aberta. Uma hora vai transbordar, pois o ralo cheio de sujeira não consegue dar vazão suficiente para a água escoar.

No motor do carro o que pode ocorrer é a falta de lubrificação devido ao entupimento do filtro, que pode saturar. E sem lubrificação, o motor sobreaquece e pode até fundir. Já tivemos diversos casos assim aqui na oficina. Acostumado com outros veículos, o cliente fazia a troca do elemento filtrante a cada duas trocas de óleo, porém no C3 essa prática acabou custando muito mais caro do que os R$ 30 economizados em um filtro novo.

Ocorre ainda que o sintoma de falta de lubrificação é bem parecido com defeito da bomba de óleo, o que pode levar o mecânico a realizar um diagnóstico errado. Também já tivemos casos de motoristas que chegaram à nossa oficina reclamando que estavam com sobreaquecimento do motor, trocou a bomba de óleo mas o defeito persistia.

Assim, este é um daqueles itens que não vale a pena a economia, mesmo que o procedimento em outros veículos seja diferente. Correr o risco de perder o motor por causa de um componente de R$ 30 é quase um absurdo, mas acontece e há como se prevenir.