Fiat Bravo Sporting – Esportivo só no nome

O conjunto motor-transmissão E.torQ-Dualogic não ajuda na hora de traduzir o Sporting em desempenho e performance, mas o Bravo não deixa de ter qualidades

 

O Fiat Bravo tem tudo para ser um excelente automóvel, mas não é por conta de um único e importantíssimo item: powertrain. A versão Sporting disponibilizada para esta avaliação, possui motor E.torQ 1.8 16V flex de 132cv de potência máxima a 5.250rpm e torque máximo de 18,9kgfm a 4.500rpm, quando abastecido com etanol, e câmbio robotizado Dualogic de 5 velocidades. Um conjunto medíocre para um carro auto-intitulado esportivo.

  • Na frente, conta com novo para-choque, nova moldura de lanternas e faróis
  • Lanternas com molduras pretas e spoiler
  • Central multimídia custa R$ 2.642
  • Atrás tem bom espaço e conforto
  • Quadro de instrumentos com nova grafia

O conjunto motor-transmissão não permite conduzir os 1.418kg de peso do Bravo Sporting de forma empolgante, e isso afugenta o jovem interessado em adrenalina e também não anima muito os senhores de meia-idade que buscam o par prefeito entre sofisticação e esportividade. Mas, pode ser interessante para quem só quer aparecer na foto com um veículo bonito, cheio de estilo, ou ainda quem procura bom espaço interno e conforto.

 

Opcionais
Indiscutivelmente, o Fiat Bravo é bonito e confortável. A versão avaliada tinha todos os opcionais disponíveis, o que resulta em um veículo de mais de R$ 95.000 para compra, preço que tira um pouco o brilho de tantos equipamentos sofisticados, como o teto solar elétrico Skydome e as belas rodas de liga leve 17”, itens de série.

Totalmente dispensável, o câmbio Dualigic Plus custa R$ 3.837. Para um veículo desse porte, já faz tempo que a Fiat deve um bom câmbio automático ou robotizado de dupla embreagem, como os concorrentes diretos, ainda que por um preço um pouco maior.

O kit Creative Full (ar-condicionado automático dual zone, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, retrovisor interno eletrocrômico, sensor crepuscular, sensor de chuva, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro e som hi-fi com subwoofer) custa R$ 6.480, e é interessante pois acrescenta sofisticação ao modelo, e por isso mesmo deveria ser item de série, assim como o Kit Uconnetc premium, com câmera de ré e sistema multimídia Uconnect Touch Nav 5”, por R$ 2.642, e os bancos em couro com costuras vermelhas, que custam R$ 2.879.

Pelo preço final, pode ser mais interessante trocar o motor E.torQ pelo T-Jet 1.4 Turbo, uma vez que o valor sobe apenas R$ 3.500, para um veículo com os mesmos opcionais. Ou ainda, gastar um pouco mais e comprar um Audi A3 Sedan 1.4 FTSI Flex, que custa a partir de R$ 99.990. Se é para sair bem na foto, por que não um escolher um compacto premium?

Ficha técnica
Fiat Bravo Sporting 1.8 16V E.torQ Dualogic
Motor: dianteiro, flex, quatro cilindros, 1.747cm³, 132/130cv a 5.250rpm (e/g), 18,9/18,4Kgfm a 4.500rpm (e/g); diâmetro x curso: 80,5 x 85,8mm; taxa de compressão: 11,2:1
Câmbio: automatizado de cinco velocidades
Tração: dianteira
Direção: assistência elétrica
Suspensão: independente tipo MacPherson na dianteira e semi-independentes na traseira, com travessa de torção, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos
Freios: dianteiros a disco ventilados 284mm e sóli¬dos de 251mm na traseira, com ABS
Rodas e pneus: liga leve, 215/45 R17
Dimensões: comprimento, 4.373mm; largura, 1.792mm; altura, 1.488mm; entre-eixos, 2.602mm, peso, 1.418kg, porta-malas, 400l; tanque de combustível, 58l
Desempenho: velocidade máxima, 193/191km/h (e/g); aceleração 0 a 100 km/h: 9,9/10,3s (e/g)
Consumo: n/d