Poço sem fundo

Vendas caem em janeiro, porém indústria se mostra otimista e produção sobe

Janeiro não foi um bom mês para as montadoras associadas à Anfavea. De acordo com a associação, as vendas de automóveis e veículos comerciais no primeiro mês do ano foram 28% inferiores ao mês anterior, dezembro de 2016, e 5,2% menores do que o registrado em janeiro do ano passado. Ao todo, foram comercializados 147,2 unidades em janeiro deste ano contra 204,3 mil unidades em dezembro. Em janeiro de 2016, as vendas somaram 155,3 mil.

A produção, no entanto, cresceu 17,1% no mês passado em relação a janeiro de 2016. “Isso mostra que nossas associadas acreditam em retomada do mercado e estão se preparando para isso”, disse o presidente da Anfavea, Antonio Megale. Em janeiro 2017, foram produzidos 174,1 mil veículos ante 148,7 mil unidades montadas em janeiro do ano passado. Em relação a dezembro de 2016, houve queda de 12,9%. No último mês de 2016 foram produzidos 199,9 mil veículos.

Assim, mesmo com poço ainda mostrando que o buraco é mais embaixo, os fabricantes mostram que não se trata de um buraco negro, mas, sim, uma montanha russa, com picos muito altos e muito baixos também, e por isso as projeções se mantém para 2017, com crescimento nas vendas de 4%, e 11,9% de aumento na produção.

Comerciais leves
A queda de venda de automóveis de passeio foi alta: -28,5% em relação a dezembro, e -8,4% em relação a janeiro 2016. Porém, a venda de comerciais leves apresentou alta de 26,7 em relação a janeiro de 2016. Para Megale, uma das explicações foi o lançamento do Fiat Toro, que impulsionou as vendas de comerciais leves da Fiat em 65,4% de janeiro de 2016 a janeiro de 2017.

Porém, outras montadoras também apresentaram índice de crescimento surreal neste segmento, mesmo sem lançar novos produtos. No mês passado, a Ford vendeu 61,6% mais comerciais leves do que no mesmo mês de 2016, enquanto a Chevrolet obteve número 63,7% superior no mesmo período.

Em números absolutos são poucas unidades. A Fiat vendeu cerca de 3.300 unidades a mais, a Ford pouco mais de 400 e a Chevrolet em torno de 1.300 picapes a mais. Porém, em tempos de recessão, vender mais é sempre bom para o bolso.

Tags: ,