Ford investe na redução de água na fabricação de veículos

Economia no consumo foi de 61% entre 2000 a 2015

O reuso de água tem sido constante em todos os setores da indústria, é ocaso da Ford que tem investido na redução do consumo de água em suas fábricas, além e investir no uso de água reciclada. No período de 2000 a 2015 houve uma redução de 61%.  O programa que teve início 2000, mudanças no processo de usinagem de componentes com quantidade mínima de óleo, até a adoção de hábitos mais simples, como a lavagem a seco da frota de veículos.

Tanque de coagulação em fábrica

A unidade de Camaçari, na Bahia, a redução do consumo de água por carro produzido foi superada em 2016, chegando a 2,23 m³ por unidade. Outras ações estão programadas como o reuso de água nas torres do sistema de ar comprimido e nos banheiros, o que representa uma economia semelhante ao consumo de 372 famílias.

Em São Bernardo do Campo, São Paulo, houve uma redução no consumo de água ao longo dos últimos cinco anos em 35,8%, uma economia de 863.700 m³, ou seja, 863 milhões de litros. Houve também a otimização da água de descarte dos processos de pintura. Ela é tratada e utilizada na limpeza das grades e cabines de pintura, lavagem de empilhadeiras e é empregada nos testes de infiltração nos veículos.  A fábrica conta ainda com três reservatórios de captação de água da chuva.

Já na fábrica de motores e transmissões de Taubaté, também em São Paulo, é feita a utilização de água reciclada dos processos industriais, o que permitiu o abastecimento de um lago na área da unidade.