Grupos de oficinas

Os grupos de oficinas originaram-se da necessidade e dificuldade de atender uma demanda por serviços de manutenção de veículos em oficinas independentes

gtaFbPor Marcelo Navega, do GTA

Com a abertura do mercado em 1990 às importações, veículos com tecnologias desconhecidas começaram a chegar e, ao mesmo tempo, os carros montados aqui evoluíram rapidamente.

Em um curto espaço de tempo, os mecânicos tiveram que se tornar eletricistas e vice-versa. Houve, assim,  a necessidade de troca de informação técnica, importação de peças, equipamentos e ferramentas que eram caras e de difícil acesso.

Essa união de oficinas começou em São Paulo, por meio do Sindirepa, que fez a coordenação das reuniões direcionando seus integrantes para a busca de soluções.

Hoje os grupos são formadores de opinião e influenciam o mercado. A união com fabricantes de peças, equipamentos e mídias especializadas criou uma fonte de informação poderosa, para a manutenção veicular.

Temos atualmente uma grande diversidade de marcas e modelos, sendo que algumas não possuem estrutura de assistência técnica, o que  prejudica o consumidor.

As mais antigas e tradicionais recentemente começaram a abrir uma pequena parte das informações para os reparadores independentes, resultado da pressão exercida pelos grupos e associados.

Infelizmente ainda hoje existe a prática de concentrar as revisões  nas oficinas da marca prejudicando o proprietário, que fica condicionado a levá-lo na concessionária, sem a opção de escolher o que mais lhe convém quando precisa de manutenção.

Hoje, grande parte da frota que circula anda porque existe esta estrutura de grupos de oficinas com capacidade de atender a demanda. Assim, por que não beneficiar o consumidor permitindo a livre escolha do local de manutenção do seu automóvel?

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