Atenção ao estepe

Algumas considerações ou alertas sobre a substituição do pneu danificado

marcelo navega

Marcelo Navega

Pneu furado é um grande problema, pois na maioria das vezes nos pega de surpresa.

Gostaria de fazer algumas considerações ou alertas sobre a substituição do pneu danificado:

– Verifique periodicamente o estepe. O pneu deve estar calibrado ou pelo menos bem cheio para poder ser usado. O estepe não necessita ser novo, pode ser um que já rodou alguma quilometragem, porém não deve estar “careca”, com defeito ou incompatível com o veículo. Lembre-se que você pode precisar deste estepe em uma estrada e para rodar um bom trecho. Não basta ver apenas o estepe, a existência do triângulo é fundamental, deve-se verificar o macaco, se funciona, se é próprio para o carro e se a chave de roda é da medida do parafuso da roda. Outro problema também é o aperto das rodas, muitas vezes está muito apertada e você com sua chave não consegue soltar.

-Quando estiver dirigindo e notar que o pneu murchou, diminua a velocidade e procure um local adequado para parar e substituir o pneu. Caso esteja com criança, em vias de muito movimento, mantenha a calma, sinalize que tem problemas, não freie bruscamente, dirija devagar até um local seguro, no máximo terá que comprar pneu novo.

-Colocar o estepe para rodar, eu considero uma tarefa difícil. O estepe não é leve nem limpo e de difícil acesso. Para instalar o macaco debaixo do carro, você terá que ajoelhar-se. Levantar o carro requer cuidados muito importantes para não sofrer acidentes. O macaco tem o ponto correto de ser colocado, tomba com facilidade, é trabalhoso e um pouco pesado para levantar o carro. Antes de levantar lembre-se de afrouxar um pouco os parafusos, pois no alto a roda pode girar. Para levantar o carro, ele deve estar em piso reto, firme e com aderência para o macaco. Tenha certeza de não haver pessoas ou animais com risco de ser atingido no caso do carro cair do macaco.

– Por fim, tenha certeza de encostar bem a roda no cubo do carro e dar um pré aperto com a roda no alto e quando abaixar o veículo ao piso aperte o suficiente para roda não soltar.

Alguns detalhes como conjunto do estepe em ordem e excesso de aperto pode ser verificado em sua oficina de confiança. A maioria das oficinas está acostumada a fazer essas verificações, porém lembre-se de pedir estas verificações sempre que deixar seu carro na oficina para qualquer serviço, isso pode lhe evitar bons problemas.

O melhor é sempre ter pneus bons em seu carro, diminui o risco de furos e defeitos.