Manual de informações

Algumas montadoras estão deixando de colocar informações técnicas muito importantes para a manutenção do veículo

Marcelo Navega

O manual do proprietário contém informações muito importantes para o usuário. Além de explicar como utilizar todos os recursos do veículo, informa também o funcionamento de seus sistemas e avisa sobre a importância da verificação de alguns itens.

Muitas marcas adotam um livreto separado de manutenção, onde é possível conferir os prazos de manutenção e itens a verificar ou substituir.

Porém algumas montadoras estão deixando de colocar informações técnicas muito importantes para a manutenção do veículo, dificultando assim, a execução de manutenção e revisão fora das concessionárias de sua marca.

Quando realizamos as revisões nos carros, precisamos de informações que são particularidades de cada modelo, sendo assim a falta dificulta e chega até impossibilitar a manutenção. A não divulgação de informação é uma forma desrespeitosa de tratar o dono do carro, pois aumenta o custo de manutenção e diminui a vida útil do bem e ainda coloca vidas em risco.

Informações importantes como especificações de geometria de direção, classificação de lubrificantes e até quantidade de lubrificantes, estão deixando de constar no manual do proprietário. Oficinas independentes, cada vez mais, estão se associando com entidades, escolas, fabricantes em busca de informação para suprir essa deficiência.

Hoje quando analiso porque certas marcas pendem tanto o valor de revenda, mesmo produtos de alta qualidade comprovada, concluo que um dos vários fatores que levam a essa depreciação é a dificuldade e o auto custo da manutenção, gerada por essa política de pós-venda adotada.