Correias do motor

Quando é a hora certa de trocar a correia dentada? Confira a explicação do especialista Marcelo Navega

Marcelo Navega, proprietário da Navega Mecânica

Marcelo Navega, proprietário da Navega Mecânica

A substituição da correia de sincronismo do motor (correia dentada) deve obedecer às recomendações do manual do proprietário.

Mais uma vez, em alguns manuais de proprietário, não é estabelecido com clareza, qual a quilometragem certa para substituir preventivamente a correia dentada. Normalmente, cada motor tem sua quilometragem de recomendação de troca própria a ser obedecida. Existe também a recomendação de troca a cada 05 anos, para todos os motores, por envelhecimento da “borracha” da correia.

Gostaria de tentar esclarecer melhor esta manutenção. Vou tomar o exemplo de uma recomendação de substituição a cada 60.000km. Em um veículo, usado na maioria do tempo em trânsito urbano, exemplo grande São Paulo, a quantidade de horas de funcionamento do motor sem que a quilometragem se altere, é muito grande e com um agravante que é a temperatura alta constante, por não ter o vento passando em velocidade pelo radiador. Este é um dos motivos pelos quais os manuais do proprietário, observam que em condições severas, o intervalo de troca deve ser reduzido pela metade.

Outro ponto que gostaria de comentar é que para a segunda troca, ou seja, 120.000km já existem grandes possibilidades de haver vazamentos de óleo que podem contaminar a correia, ressecamento das capas de proteção contra poeiras, desgaste nas polias dentadas, fazendo com que a correia arrebente antes do previsto.

Quando desmontado o conjunto da correia para substituição, devemos avaliar também rolamentos, esticadores, polias que trabalham junto com a correia, fazendo o sincronismo do motor. Na maioria das vezes troca-se todo o conjunto por peças novas, chamados kits, que já são fornecidos contendo o conjunto á ser trocado.

Procedimento que julgo ser correto é a cada 10.000km, ou seja, a cada revisão, retirar as coberturas protetoras e avaliar se há necessidade de alguma manutenção corretiva ou preventiva no sistema de sincronismo do motor.

Existem outros fatores que influenciam nessas revisões como: a idade do carro, como e onde ele é usado, tipo de motor de alta ou baixa manutenção.

A correia de sincronismo é realmente um item que gera dúvidas, devemos estar sempre atentos á ela, pois a quebra da correia além de parar o motor pode também causar grandes danos ao mesmo.