Freio ABS: Saiba como funciona

Desenvolvido nas pistas, teve aplicação inicial na Fórmula 1, e atualmente é item obrigatório; salva vidas pois evita o travamento das rodas em frenagens bruscas

Pedro Luiz Scopino, responsável técnico da Auto Mecânica Scopino, professor, palestrante e diretor do Sindirepa-SP  www.automecanicascopino.com.br

Pedro Luiz Scopino, responsável técnico da Auto Mecânica Scopino, professor, palestrante e diretor do Sindirepa-SP
www.automecanicascopino.com.br

Atualmente os automóveis possuem motores com alto desempenho, proporcionando velocidade cada vez maior em menor espaço de tempo. Porém como se sabe, há energia na aceleração, e o que acelera também deve parar. E a tecnologia, estudos e evolução estão presentes nos veículos também para fazê-lo parar, o que é tão ou mais importante que fazer o veículo se movimentar.

A idéia de se controlar eletronicamente a frenagem dos veículos teve aplicação inicial na Fórmula 1, e hoje é possível “montar” até um veículo popular com este acessório de segurança, sendo inclusive Lei no Brasil que torna obrigatória a utilização de Freios ABS a partir dos modelos 2014, pois infelizmente os compradores de autos novos preferem investir em um jogo de rodas da moda, ou um sistema de som com MP3 ou um moderno sistema Multimídia a ter seu veículo seguro com um sistema de freio que lhe proporcione melhor dirigibilidade em determinadas circunstâncias.

E o ABS funciona no asfalto, na lama, na pista molhada ou no paralelepípedo, e mesmo em situações combinadas, como as rodas do lado esquerdo no asfalto molhado, e as do lado direito no acostamento com lama, isto mesmo, em situações críticas de sair da pista e ficar com duas rodas fora do asfalto ainda é possível frear o veículo com segurança, a modulação e distribuição da pressão hidráulica do ABS proporcionará um frenagem segura neste caso.

Objetivo
O ABS – sigla de Anti-lock Brake System – Sistema Antibloqueio de Freios tem por objetivo otimizar a distância de frenagem não permitindo o travamento e deslizamento das rodas, aumentando assim a segurança, a estabilidade e a dirigibilidade do veículo, principalmente em situações críticas de frenagem.

O sistema ABS consegue eliminar condições de deslizamento através de diversos sensores instalados no veículo, uma unidade hidráulica na distribuição dos dutos de fluído de freio, e uma ECU – Unidade de Controle Eletrônico.

Instalação
Comparando o sistema de freio de um veículo com ou sem ABS vemos que são poucas as diferenças ou adequações necessárias para se ter um benefício muito grande na segurança.

Unidade hidráulica do sistema ABS

Unidade hidráulica do sistema ABS

O sistema em si é caro, já que é necessário um sensor de velocidade em cada roda, a unidade hidráulica e eletrônica (em muitos sistemas estão acopladas) e o chicote elétrico. A tubulação hidráulica, com canos, flexíveis, pinças, cilindros de rodas são semelhantes em veículos com ou sem ABS. Temos em raras aplicações o sistema ABS em veículos com freio a tambor no eixo traseiro.

Todo este controle ocorre em milésimos de segundo e o projeto do freio ABS é específico de modelo para modelo, sempre complementando o freio básico do veículo, que continua existindo e que na maior parte do tempo está atuando, aliás, o sistema eletrônico e hidráulico do ABS só entra em pleno funcionamento quando ocorre diferença de velocidade acentuada entre as rodas, que pode acontecer em situações críticas de frenagem.

Tags: