Vida útil do catalisador

A peça pode ter a mesma durabilidade do veículo, desde que seja realizada a correta manutenção

Substâncias derivadas da queima do lubrificante do motor podem se acumular no catalisador e comprometer o seu desempenho se o óleo e o filtro não forem trocados dentro do prazo correto. O alerta é da Umicore, que fabrica o componente e indica a verificação desses itens para evitar o aumento da emissão de poluentes.

Segundo o gerente comercial da Umicore, Cláudio Furlan, é fundamental que a troca de óleo seja realizada no prazo correto, conforme manual do fabricante. Caso não seja respeitado, há risco de formação de borras e desgaste excessivo do motor, o que contribui para o aumento do consumo de óleo lubrificante. O catalisador é contaminado por elementos como fósforo (P), zinco (Zn), cálcio (Ca) e magnésio (Mg), que se acumulam na camada catalítica, encobrindo os metais nobres, comprometendo a eficiência do equipamento, responsável por converter até 98% dos gases nocivos em inofensivos.

Segundo a Umicore, a peça pode ter a mesma durabilidade do veículo, desde que seja realizada a correta manutenção, conforme descrito no manual do fabricante. Assim, evite combustíveis ruins.