Para que serve o sensor de oxigênio?

Instalado no coletor de escape, analisa os níveis de oxigênio nos gases de escape do motor

Sensor analisa níveis de oxigênio

Sensor analisa níveis de oxigênio

Desde que o carburador foi aposentado, há mais de 20 anos, o sistema de injeção e ignição de combustível é controlado eletronicamente, a partir de uma série de sensores e atuadores elétricos.

Um destes sensores é a sonda lambda, ou sensor de oxigênio, que fica instalado no coletor de escape e analisa os níveis de oxigênio nos gases de escape do motor e informa a qualidade da mistura ar/combustível à unidade de controle do veículo (ECU).

Nos veículos mais novos (fabricados a partir de 2011), a instalação de uma segunda sonda tornou-se obrigatória em veículos leves, pós-catalisador, para avaliar a eficiência do componente.

A sonda lambda tem vida útil de aproximadamente 80.000 km. A fabricante NGK recomenda uma avaliação anual do sensor de oxigênio, ou a cada 30.000 km.

“O consumidor também deve ficar atento aos combustíveis de má qualidade, que podem influenciar no bom funcionamento da peça, bem como de outros componentes do veículo”, afirma Hiromori Mori, técnico da Assistência Técnica da NGK.