Vela aquecedora de motor a diesel pede cuidados no outono

Componente facilita partida do motor

Os dias de temperaturas amenas do outono exige uma atenção maior dos motoristas que tem veículos de médio e pequeno com motor a diesel.  Principalmente as velas aquecedoras, componente que tem função de facilitar a partida do motor quando está frio.

Dificuldades na partida, emissão de fumaça branca no escapamento com o motor frio e lâmpada de avaria acesa no painel, no caso dos veículos mais novos, são alguns dos sinais de que a vela aquecedora está comprometida. “Se o motorista notar esses sinais, o recomendado é que ele procure por uma oficina de confiança, já que isso pode gerar outros problemas no veículo, especialmente no motor”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK. O especialista alerta que o ideal é optar sempre pela manutenção preventiva. 04_NGK_Velas_Aquecedoras_a - Copia

Veículos mais antigos precisam de um cuidado ainda maior, já que as velas aquecedoras têm a sua vida útil determinada por ciclos de aquecimento. “Nesses casos, o componente é acionado em todas as partidas, e não somente quando a temperatura do motor está fria. Por isso, defeitos na peça podem ocorrer com maior frequência nestes veículos”, diz Mori.

O consultor da NGK orienta que na hora de fazer a troca, o correto é fazer isso com todo o conjunto de velas. “Quando um dos itens apresenta falha, os outros tendem a apresentar problemas logo em seguida”, finaliza Hiromori Mori.