Sistema de freios – Cuidados para não ficar sem

Saiba porque fazer economia na manutenção deste item de segurança não é nada inteligente

O fluido de freio deve ser trocado uma vez por ano ou a cada 10.000 Km

O fluido de freio deve ser trocado uma vez por ano ou a cada 10.000 Km

É sempre assim: a gente só valoriza quando fica sem. Mas com o sistema de freios, isso pode ser mortal. Economizar na hora da manutenção é o tipo da economia mais burra que existe. Se você não acredita, pergunte para quem já ficou sem freios. É desesperador.

Ou ainda pergunte para quem decidiu salvar uns trocados e decidiu realizar o serviço em locais despreparados. “Existem modelos que para trocar as pastilhas é preciso usar um equipamento específico para abrir a pinça”, afirma o consultor automotivo do Jornal Farol Alto, Sergio Torigoe. “Acabei de receber um VW Touareg com este problema, chegou de uma outra oficina que trocou o freio sem prestar a devida atenção e danificou todo o sistema”, comenta Torigoe.

O resultado foi um gasto de alguns milhares de dólares para trocar duas pinças, e várias semanas sem o veículo, pois os componentes precisam ser importados pela concessionária. “O custo médio da mão de obra para realizar o serviço é de R$ 320, pois exige o uso de equipamentos específicos e caros”, diz Torigoe.

Vale lembrar que isso é uma exceção, pois a maioria dos carros no Brasil não dispõe de tanta tecnologia e pode ter as pastilhas trocadas da forma habitual, abrindo as pinças na força, porém este é uma prévia do que está por vir.

Manutenção
Segundo Fânio Roberto Scarel, engenheiro de Aplicação e Vendas da Honeywell Friction Material – Divisão Bendix/Jurid, o sistema de freios hidráulico é formado por fluido, que transmite a força do pedal de freio para as rodas do veículo e também lubrifica o sistema de freio internamente; borrachas e aglomerantes, que vedam o sistema de freio e dá um certo movimento para os componentes; e metal, que aloja os componentes de borracha e o fluido de freio e permite a pressão no sistema para a transmissão de força de frenagem para as rodas. “Estes três componentes interagem entre si proporcionando a frenagem do veiculo, sendo o principal deles em o fluido de freio, pois age diretamente sobre o metal e a borracha podendo danificar ambos com a falta de manutenção e conservação”, afirma Scarel.

O engenheiro recomenda a troca do fluido a cada 10.000 Km ou 1 vez por ano, pois tem validade e também é higroscópico, absorve a umidade do ar. “Com isso o fluido tem suas propriedades físicas e químicas alteradas e empobrecida pela umidade do ar”, explica Scarel.

Nível de fluido baixo significa que o sistema pode estar com vazamentos ou desgaste nas pastilhas de freio e lonas de freio. Em ambos os casos, deve-se procurar um profissional para efeutar o reparo.

Confira abaixo mais dicas de manutenção:
Elaboradas por Fânio Roberto Scarel, engenheiro de Aplicação e Vendas da Honeywell Friction Material – Divisão Bendix/Jurid

1-    Verificação de desgaste das pastilhas/lonas de freio com uma inspeção visual ou através de aviso sonoro. Algumas pastilhas de freio têm um sensor de desgaste elétrico ou mecânico que avisa o momento da troca deste componente.

2-    Verificação visual dos componentes do sistema de freio como, por exemplo, molas de retorno e retenção, alojamento das pastilhas e sapatas de freio, buchas e componentes de borracha. Nota: Borrachas e metais umedecidos por fluido de freio indicam vazamentos dos anéis retentores de borracha (o`ring) do sistema. Obs: Caso isto ocorra, é necessária a substituição urgente do componente.

3-    Verificação da altura ou espaço percorrido pela alavanca de freio de mão. Caso ocorra uma longa distância ao puxar a alavanca de freio de mão, isto pode estar indicando desgaste no material de fricção, posicionamento irregular, falta ou inexistência de regulagem automática das sapatas e ou quebra de componentes do sistema traseiro. Nota: Verificar e, se for o caso, substituir os componentes irregulares.

4-    Verificação da profundidade de acionamento do pedal de freio. Caso o pedal de freio esteja com um longo curso/espaço percorrido para acionamento dos freios, indica algum problema como, por exemplo: desgaste do material de fricção(pastilha/lonas), falta de regulagem das sapatas de freio (traseiro), ar no sistema hidráulico, vazamento de fluido.

5-    Verificação de desvio direcional do veiculo. Quando, ao frear o veículo, existir qualquer desvio de direção(rodas puxando para os lados) também é um indicador de algum tipo de problema existente ou no sistema de freio ou nos componentes de suspensão do veiculo. Nota: Recorrer a um profissional(mecânico) para fazer uma verificação completa em todo o sistema.

6-    Verificação de odores do sistema de freio quando em uso ou após a parada do mesmo. Isto se faz necessário porque qualquer diferença de odor que venha a ocorrer pode estar indicando irregularidades no sistema como, por exemplo, travamento dos freios, pastilhas/lonas com alta dilatação e com isto levando o material de fricção ao super aquecimento e assim exalar odores pelo aquecimento dos componentes. Nota: Salve quando o material de fricção é novo ou após os freios serem muito exigidos em situações adversas como em descida de serra, ladeiras ou exigido em alta velocidade. Isto também pode mudar o odor do sistema. Obs: Recorrer a um profissional (mecânico) para fazer uma verificação completa em todo o sistema.