Pit Stop Farol Alto – Evento ocorre dia 13 de junho

Mutirão de check-up automotivo ocorre no Telhanorte Aricanduva, na zona Leste de São Paulo

Já escrevemos neste espaço sobre a importância de se manter o motor do veículo sempre bem regulado, pois dessa forma polui menos o meio ambiente (Edição 31 – Março 2015), e consequentemente reduz o consumo de combustível, o que gera economia para o usuário.

Carro com revisão em dia polui menos, consome menos combustível, pneu e ajuda a manter o planeta saudável

Carro com revisão em dia polui menos, consome menos combustível, pneu e ajuda a manter o planeta saudável

Voltaremos a este assunto, uma vez que no mês que vem, em junho, os consultores automotivos do Jornal Farol Alto realizam mais um evento de Pit Stop, em que oito empresários do setor de reparação se organizam para realizar um mutirão de check-up em carros e motos que circulam na cidade de São Paulo, de forma gratuita.

Trata-se do terceiro evento do gênero realizado nos últimos seis meses, sendo que os dois primeiros revelaram dados surpreendentes sobre a qualidade dos veículos que circulam nas ruas das regiões Leste e Norte da cidade. Mas, por que este texto está no Caderno Sustentabilidade? A resposta é simples: manutenção preventiva e sustentabilidade são assuntos correlatos, uma vez que a prevenção é a forma mais sustentável de manter algo em bom funcionamento ao longo do tempo, até o fim de vida útil.

Este é justamente o conceito de sustentabilidade: uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo (Wikipédia – Sustentabilidade).

Assim, mais uma vez, nossos consultores passarão um dia inteiro, de forma voluntária, avaliando as reais condições dos veículos paulistanos, para conscientizar os motoristas da importância da manutenção preventiva para ele próprio, a família dele, os amigos, colegas e comunidade.

Saúde
Manter o veículo sempre com a manutenção em dia é questão de saúde pública, inclusive. Motor regulado polui menos. Pneus calibrados também, pois ao rodar com pneus descalibrados, o esforço do motor é maior para movimentar o veículo. Além disso, o desgaste da borracha dos pneus é maior.

Outro item que aumenta o consumo é rodar com filtros de ar, combustível e óleo sujos, fora do prazo de validade. “O ideal é trocar pelo menos uma vez por ano”, comenta o consultor Sérgio Torigoe, do Centro de Diagnóstico Automotivo Torigoe, na zona Leste de São Paulo. “Mas se o veículo é usado de forma intensa, em horários de muito trânsito, é preciso trocar uma vez a cada seis meses”, recomenda.

Estes são apenas dois exemplos. Durante o Pit Stop Farol Alto, os consultores avaliam ainda os principais sistemas mecânicos, elétricos e de segurança do veículo, com destaque para teste de emissões de gases (CO2 e HC), amortecedores, escapamento, freios, embreagem, correias, sistema de direção, iluminação interna e externa, pneus, cintos de segurança, estepe, triângulo e macaco, extintor de incêndio etc.

Evento

Sou consciente. Faço revisões regularmente
Sou consciente. Faço revisões regularmente 

O Pit Stop Farol Alto é um portanto evento de conscientização ambiental, com ação social uma vez que cada veículo revisado os consultores do jornal Farol Alto doam um quilo de alimento para uma instituição de caridade. Nos dois ultimos eventos, foram arrecadados 220 kg, doados para o abrigo de senhoras abandonadas Lar Simão Pedro, na zona Norte, e para o Grupo Mãos Estendidas/NAF, na zona Leste, que apresta assistência ao morador de rua.

Assim, o próximo Pit Stop ocorre no dia 13 de junho, no estacionamento do Telhanorte Aricanduva (entrada pela rua Ajuru), na zona Leste de São Paulo, das 9h às 17h., com participação dos consultores Claudio Cobeio, da CobeioCar, Luiz Carlos Bailone, da Luizinho Reparação Automotiva, Eduardo Topedo, da Ingelauto, Marcos de Castro, da Mecânica De Castro, Francisco Carlos de Oliveira, da Stilo Motores, Sergio Torigoe, do Centro de Diagnóstico Automotivo Torigoe, Júlio de Souza, da SouzaCar, e Valter Tartalho, da Somoto, e patrocínio de Personal Car, Nakata, Sampel, Cobreq e Valeo.