Revisão garante a viagem do feriado

Check-up é fundamental antes de pegar a estrada

O feriado de Páscoa está chegando, com ele muita gente já está planejando o roteiro de viagem.  Mas não adianta preparar tudo, se o carro não passar antes por uma revisão.  A manutenção preventiva é o segredo de quem quer colocar o pé na estrada sem ter surpresas no caminho, além de ajudar na economia de combustível, que pode chegar a 15%.

Manutenção preventiva garante uma viagem sem surpresas

Segundo especialistas da Bosch consultados pela plataforma de compartilhamento de caronas mundial BlaBlacar, resolver problemas mecânicos geralmente sai mais caro do que fazer a manutenção preventiva.  É bom lembrar que rodar com pneus carecas, por exemplo, pode resultar em multa e a perda de cinco pontos na carteira de habilitação.  Por isso a manutenção preventiva é tão importante.

 

Confira a lista de manutenção:

Freios- A recomendação é verificar o sistema de freios a cada cinco mil quilômetros.  Este cuidado apontar sobre a necessidade ou não da substituição de um componente.  Segundo os técnicos da Bosch, o ideal é fazer a revisão no mínimo duas semanas antes. No caso de troca de discos e pastilhas é preciso tomar alguns cuidados nos dias após o reparo, como evitar freadas bruscas e em altas velocidades.

Palhetas- Item simples de ser reparado e de baixo custo, são indispensáveis para a segurança. Como são pouco utilizadas, a orientação é aciona-las de vez em quando. Caso estejam ressecadas ou causando riscos ou trepidação é hora de trocar.

Sonda Lambda– Para quem não sabe é um sensor do sistema de injeção eletrônica que ajuda a gerar uma economia de até 15% no consumo de combustível, proporcionar mais potência ao motor, proteção ao meio ambiente, além de aumentar a vida útil do catalisador. A durabilidade deste componente é grande quando o veículo apresenta condições de manutenção favoráveis e quando é abastecido com combustível de qualidade.

Óleos e outros fluídos– A troca de óleo do carro ocorre apenas nas revisões programadas. No entanto, é importante verificar principalmente antes das viagens. Sempre que for rodar grandes distâncias, além de conferir o nível de óleo, é recomendável também verificar o estado dos filtros de óleo, ar e combustível. Os fluidos da direção hidráulica ou elétrica também são importantes.

 Lâmpadas automotivas– Essenciais para a segurança na estrada, ainda mais no caso dos faróis dianteiros, que devem estar acesos e são obrigatórios nas rodovias de todo o país desde julho de 2016 (multa é de aproximadamente R$ 130, e quatro pontos na carteira). Vale conferir os faróis e lanternas de freio (que são mais difíceis de serem observadas).

 

Alinhamento e balanceamento- O alinhamento garante mais vida útil dos pneus, já que proporciona um desgaste regular da superfície de contato do pneu com o piso. O balanceamento proporciona mais estabilidade para a condução do veículo, contribuindo para uma melhor dirigibilidade em retas e também em curvas, pois evita que o carro desvie ou puxe para os lados, além de evitar vibrações em baixas e altas velocidades.

Calibragem- A calibragem dos pneus e do estepe não deve ultrapassar o tempo de um mês para ser realizada. Rodar com pneus com calibragem abaixo do indicado no manual do proprietário aumenta o consumo de combustível e pode causar danos ao veículo. Antes de pegar a estrada, calibrar os pneus é uma tarefa obrigatória, ainda mais considerando a quantidade de passageiros e o peso das bagagens. Pneus murchos também costumam danificar mais rapidamente. Dica importante: os pneus precisam ser calibrados frios.