Cuidados com os pneus

Dicas para não derrapar na pista, evitar multas e gastos desnecessários com combustível e trocas prematuras

contipowercontactPneus são, por definição, algo redondo, preto e com um furo no meio, certo? E são todos iguais. Nada mais errado. Os pneus são únicos responsáveis pelo contato do veículo com o solo e o processo de desenvolvimento leva em consideração fatores como segurança, dirigibilidade, durabilidade e conforto.

Assim, é fundamental cuidar bem e não vacilar com a manutenção preventiva dos pneus. Afinal, nada mais chato do que ficar parado na rua por causa de problemas com os ‘calçados’ do carro.

A primeira dica dos consultores automotivos do Jornal Farol Alto em relação aos pneus é a mais simples de todas: mantenha-os sempre calibrados na pressão correta. Isso significa que se for fazer uma viagem com a família e o carro estiver carregado, é preciso recalibrar os pneus, de acordo com o peso que será levado.

Ou ainda, se a ideia é acelerar e passar todos os limites de velocidade, a pressão também deve ser alterada, de acordo com o especificado pela montadora. “Um cliente teve problemas com isso com o Accord V6”, comenta o consultor Sergio Torigoe, do Centro de Diagnóstico Automotivo Torigoe. “O carro estava em garantia e os pneus se desgastaram na metade do tempo previsto. Ao reclamar na concessionária, foi feito uma investigação e descobriram que ele abusava demais da velocidade na estrada, passando frequentemente dos 200 Km/h, mas nunca calibrou os pneus corretamente. Diante disso, negaram a substituição e teve de trocar os quatro pneus por conta própria”, explica. De fato, uma etiqueta colada na coluna da porta indica que os pneus devem ser calibrados de acordo com a velocidade e peso em que o carro irá rodar.

Sulcos
A segunda dica dos consultores automotivos do Jornal Farol Alto é atenção à profundidade das ranhuras do pneu, que não deve ser inferior a 1,6 mm.

“A forma mais fácil de verificar é acompanhar o TWI”, comenta o consultor Julio de Souza, da SouzaCar, ao explicar que o TWI é uma pequena saliência de borracha no interior do sulco do pneu. “Se a saliência estiver rente à borracha do pneu, é porque chegou a hora da troca”, diz.

Alinhamento
A terceira dica sobre conservação dos pneus é o correto alinhamento e balanceamento das rodas. O consultor Marcos de Castro, da Mecânica de Castro, comenta que o ideal é realizar o procedimento a cada 10.000 Km, para evitar desgaste irregular dos pneus.

“Como as vias brasileiras são muito ruins, cheias de buracos, lombadas e todo tipo de problemas, o ideal é que a cada revisão seja feito o procedimento, de forma preventiva”, afirma. Outra dica é fazer também o rodízio dos pneus, a cada 10.000 Km. A forma mais correta é verificando o desgaste. Se os dianteiros estiverem mais gastos do que os traseiros, ou vice-versa, deve-se fazer o rodízio dos pneus entre os eixos. Já se os pneus de um lado estão mais gastos do que o outro lado, deve-se inverter os lados e, por fim, se os dois fatores ocorrem ao mesmo tempo, deve-se fazer um rodízio em “X” para equilibrar os desgastes dos pneus.

Estepe
A quarta dica é atenção à validade do pneu. Como toda borracha, os pneus tem vida útil de 5 anos. Após este período, a borracha começa a se deteriorar mais rapidamente e, por isso, é importante efetuar a troca, mesmo que estejam em boas condições, inclusive o estepe.