Por melhores condições de tráfego

Protestos, trânsito e uma certeza: falta infraestrutura

O mês de junho foi marcado pelos inúmeros protestos realizados em todo território nacional, iniciado pelo aumento das passagens de ônibus e metrô em 20 centavos na capital paulista. O povo foi às ruas, entrou em choque em com a polícia, que bateu à vontade para impedir que o trânsito ficasse um caos, mas que no fim das contas só serviu para revoltar ainda mais a população.

De certa forma, foi bonito de ver, mas este tipo de manifestação é sempre algo triste, pois revela que não existe transparência na forma como o governo aplica o dinheiro público. Precisar sair às ruas para reivindicar melhores condições é absurdo para seres que se dizem inteligentes e desenvolvidos, como os humanos.

A lição que fica é que a pressão popular consegue ainda mudar decisões governamentais. Claro que a presença da mídia de massa ajuda, afinal, é preciso difundir os maus tratos que somos obrigados a sofrer diariamente na hora de ir e vir ao trabalho ou lazer, e ainda pagar caro por isso.

Usar transporte público no Brasil é pagar pecados, ainda mais nos horários de pico. Por mais que o metrô seja novo e moderno, a quantidade de pessoas é muito superior ao que comporta e todos viajam espremidos feito sardinhas em lata.

A primeira forma de fugir do transporte público precário é a motocicleta. Porém, não são todos que têm habilidade para encarar o trânsito pesado das grandes cidades sobre duas rodas. Concorrer com automóveis, ônibus e caminhões é sempre uma covardia para quem está em uma motocicleta, e para piorar, existem motociclistas que abusam da velocidade ao andar entre os carros, o que irrita quem está em um automóvel, pois precisa tomar cuidado em dobro.

A segunda forma de fugir do transporte público é o automóvel e se por um lado os ônibus, trens e metrô estão superlotados, as ruas e avenidas também carecem de mais atenção e engenharia de tráfego, para melhorar um pouco as condições de tráfego.

Andar em média 20 km/h no horário de rush é algo que merece uma manifestação, daquelas de parar o trânsito. E o pior é que em determinados locais da cidade, a média de velocidade é ainda menor do que isso.

Como se isso não bastasse, a condição do pavimento das ruas e avenidas das cidades brasileiras é lamentável. Tanto que os únicos veículos que conseguem transitar sem problemas são jipes, SUVs e picapes. Sempre gostei de veículos esportivos, com rodas grandes e pneus de perfil baixo, mas não é possível manter um veículo assim em São Paulo, infelizmente.

É preciso, então, lutar por melhores condições de tráfego no Brasil. E isso significa que precisamos urgentemente investimentos em infraestrutura viária. Não adianta recapar ruas, avenidas e estradas com asfalto porcaria, tal como é feito hoje.

 

Boa leitura

Alexandre Akashi – Editor

Tags: