2016 começa com incríveis novidades

Mesmo em um cenário de crise, encontramos caminhos para evoluir, e virar revista

Alexandre Akashi Editor

Alexandre Akashi
Editor

José Carlos Finardi Editor técnico

José Carlos Finardi
Editor técnico

Temos visto a situação econômica e política do País deteriorar nos últimos dois anos, após experimentarmos um período de crescimento e fartura, enquanto o resto do mundo se reestruturava após uma crise monumental, causada pelos títulos podres das hipotecas imobiliárias norte-americanas.

O governo brasileiro tinha a faca e o queijo na mão para conquistar mercados, se fortalecer e fincar de vez a bandeira de nação desenvolvida diante do mercado internacional, mas, ao invés disso, repetiu a velha história do colonialismo, em que um seleto grupo se beneficia das riquezas e enche os bolsos de dinheiro e, ao mesmo tempo, explora o resto da população.

Estamos em crise, há tempos. E neste cenário, o Jornal Farol Alto encontrou caminhos para evoluir, e virar revista. Uma loucura que só foi possível graças à parceria com o Canal 100% Motor, do amigo e agora sócio, José Carlos Finardi, um dos maiores especialistas em carros do Brasil. Finardi foi durante anos piloto de testes na Volkswagen do Brasil, onde era responsável por avaliar em campo a performance dos novos projetos automotivos da montadora. Após se aposentar da Volkswagen, se aventurou nas pistas de corridas, com a Finardi Competições, empresa de preparação de carros que montou com o irmão, José Luis Finardi.

Com o Canal 100% Motor, José Carlos Finardi se dedica a mostrar para o público apaixonado por carros dicas de manutenção automotiva, a importância das revisões preventivas, da utilização de componentes de qualidade, e da qualificação da mão de obra, além de dicas e segredos sobre mecânica, eletrônica veicular e novas tecnologias.

É possível perceber, assim, a sinergia que existe entre o Canal 100% Motor e o Jornal Farol Alto, que se completam cada um na sua especialidade: vídeos e impresso, respectivamente. Dessa forma, para coroar a parceria, criamos a revista Farol Alto – 100% Motor, título que leva ao leitor informações sobre o universo automotivo sob o ponto de vista da reparação, do pós-vendas, do pós-impulso da compra do veículo, do pós-ilusão. Em suma, da realidade de ser proprietário de um automóvel, que apesar dos benefícios, demanda cuidados e despesas, muitas vezes desagradáveis.

Nesta primeira edição conjunto apresentamos diversas reportagens sobre o que acontece quando a correta manutenção veicular é negligenciada. Finardi e os Consultores Automotivos Farol Alto – 100% Motor estão atentos à movimentação nas oficinas e mostram casos intrigantes de defeitos causados por má qualidade de peças de reposição (original e genuína). Outro tema muito abordados pelos nossos especialistas é o problema de superaquecimento do motor, causados por diversos fatores, sendo que a maioria deles por descuido do motorista.

Uma outra reportagem de destaque é o teste que o Canal 100% Motor realizou em parceira com a oficina Sergio Performance para desvendar o mito do carro movido a água, tecnologia que muitos fabricantes prometem economia de combustível de até 100%, mas que na realidade não chega a uma fração disso.

E não podemos deixar de destacar a matéria de capa desta edição, sobre a tecnologia do Kia Soul EV, modelo elétrico plug-in da marca coreana que é sucesso de vendas nos Estados Unidos, Europa e Coréia do Sul, que poderia rodar sem problemas no Brasil.

Boa leitura,
Os editores
Alexandre Akashi e José Carlos Finardi

Tags: