Presença feminina

Março é o mês da mulher. Aos poucos, elas conquistam cada vez mais espaço no universo automotivo

Mulheres na oficina não é novidade. Já faz tempo elas ocupam espaço de destaque no setor, principalmente nas áreas administrativas, financeiro, compras, recepção e controle de qualidade.

Ocorre que agora elas estão também com a mão na graxa, sob o capô, trocam peças, fazem diagnósticos, resolvem problemas. Nas empresas de funilaria e pintura, preparam a tinta, lixam, pintam.

Ainda são poucas as oficinas que contratam mulheres para os serviços de mecânica ou funilaria e pintura, pois o preconceito é grande, ainda mais com leis trabalhistas como as atuais, pouco favoráveis tanto para trabalhador quanto para empregador.

Quando ocupam cargos administrativos, normalmente são familiares do proprietário, esposa, mãe, sobrinha etc., mas quando estão na ‘linha de produção’ são contratadas CLT.

Assim, pequenas empresas não conseguem se dar ao luxo de ter uma mulher no quadro de funcionários, pois as incógnitas são muito grandes. E se ela engravida? E se tem um dia daqueles de dor menstrual? E se a TPM ataca? São períodos que devem ser respeitados, pois acontecem de fato.

Em uma empresa de cinco funcionários, ficar sem um ou dois por mais de dois dias pode complicar toda a agenda da semana.

Porém, outro fato é que a maioria das mulheres é mais caprichosa, organizada, zelosa, limpa, trabalha rápido e com mais qualidade. Além disso, a mulher tem mais sensibilidade para encontrar defeitos, e trabalha com mais razão, pensa mais antes de agir. E o cliente está cada vez mais atento a isso.

Ainda mais porque hoje há um número considerável de mulheres que dirigem e são responsáveis pela manutenção do carro, e nada mais justo do que ser atendido por uma outra mulher também, não?

Assim, pode ser que os benefícios superem os pequenos entraves de se contratar uma mulher na oficina.

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Este paradigma está aos poucos sendo quebrado, tanto que a próxima campanha de marketing da Bosch terá uma mulher em destaque. Esta é a primeira vez que uma mulher representa o divisão de negócios de autopeças da marca em uma campanha publicitária.

Vanessa Martins é sócia do Centro de Diagnóstico Automotivo Torigoe, juntamente com o marido, Sergio Torigoe, Consultor Automotivo do Jornal Farol Alto.

Vanessa é nutricionista de formação, mas abraçou o setor automotivo quando conheceu Sergio, que herdou a oficina do pai. Com o tempo, ela foi aprendendo sobre carros e como gerir uma oficina, que tipos de licenças e documentos precisa ter, onde deve investir, de quais empresas comprar, como vender os serviços, enfim, como ser uma empresária do setor de reparação automotiva.

Vanessa representa modernidade, e se é esta a imagem que quer passar, a escolha da Bosch foi muito feliz.

Parabéns Vanessa e a todas as mulheres que fazem deste mundo um lugar melhor para se viver.

Boa leitura
Alexandre Akashi
Editor

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