Ah, Itamar! Se o Fusca falasse…

Modelo ressuscitado pelo ex-presidente Itamar Franco ganhou motor de 2.3l de 160 cv de potência e 23 kgfm de torque, além de interior e rodas de Porsche

Nem todo Fusca é o que parece. O veículo das imagens é um modelo 1994, ano que a Volkswagen relançou o carro no mercado a pedido do governo Itamar Franco e, por isso é conhecido como Fusca Itamar. Saiu de fábrica com motor 1.600 álcool, com 58,7 cv de potência e 11,9 kgfm de torque máximo.

  • Por fora, somente as rodas indicam que há algo de especial no Fusca
  • O carro visto de perfil: apenas mais um Fusca bem conservado...
  • O silencioso foi feito sob medida, de aço inox...
  • ... assim como todo o escapamento

Apaixonado pelo modelo, assim como por carros de alta performance, o proprietário do Fusca decidiu fazer uma transformação mecânica radical, o que resultou em um super Fusca com quase três vezes mais potência do que o original, 160 cv, e 23 kgfm de torque máximo.

Para chegar a estes números, o motor foi substituído por uma carcaça reforçada da AutoLínea com jogo importado de pistões e bielas forjadas, virabrequim especial e cabeçote reforçado, além de coletor duplo, corpo multiborboleta e injeção eletrônica programável. Recebeu também um radiador de óleo com filtro e ventoinha, para auxiliar na refrigeração uma vez que o motor é arrefecido a ar.

Todo o trabalho de preparação do Fusca ficou à cargo da oficina Sergio Performance, de Sergio Pires. “No final das contas, o motor ficou com 2230 cc de capacidade, o que demandou uma embreagem especial, importada, pois a original não suportou os novos valores de torque e potência”, explica o preparador.

Undercar
Para segurar o acréscimo de potência, novas rodas e pneus foram instaladas. As originais, de aço, 4 1/2 J x 15 deram lugar para as Porsche Cup 3, de 17 polegadas, com 7” de tala, calçadas com pneus 205/40 na dianteira e 215/40 na traseira.

  • Radiador de óleo para ajudar na performance do Fusca, que com novo conjunto motor tem agora 160 cv de potência e 23 kgfm de torque máximo
  • Rodas Posche Cup 3, de 17 polegadas
  • No fianl, motor 1.6 foi aumentado para 2,3 l
  • Carcaça AutoLínea, pistões e bieleas forjadas, e coletor duplo
  • Bancos de couro originais Porsche, e volante esportivo removível;

Por conta disso, a suspensão precisou ser retrabalhada. Na dianteira, o quadro foi redimensionado e teve a largura reduzida para caber as rodas. Já na traseira, recebeu facão regulável para ajustar a altura. O sistema ganhou ainda amortecedores especiais crossover.

Além disso, o sistema de freios também foi redimensionado, uma vez que a aceleração e velocidade final do carro aumentaram substancialmente. Assim, ganhou freios a disco nas quatro rodas, sendo a disco ventilados na dianteira, e sólidos na traseira.

A nova carcaça do motor exigiu ainda a confecção de um escapamento especial, feito sob medida para o modelo, em aço inox, que aumentou a compressão e ajudou a aumentar a potência final do veículo.

Interior
O acabamento do Fusca também foi caprichado e foi inspirado nos modelos da Porsche, ainda mais depois que o proprietário conseguiu adquirir um jogo de bancos originais. Além disso, para dar um charme a mais, foi instalado retrovisor externo de Fusca alemão, e um volante esportivo removível.