Seu negócio vai além

O seu negócio é o mesmo do seu cliente, que no final das contas é o consumidor final. Por isso, investir em serviços ao consumidor é fundamental, assim como ajudar o cliente a vender mais

O que a sua empresa faz? Qual é o negócio dela? Ao contrário do que muitos empresários pensam, a resposta para essas duas perguntas não é a mesma. Uma indústria de autopeças faz componentes automotivos mas o negócio dela vai além disso. No final das contas, o negócio dela é transporte, seja ele de carga ou passageiros, coletivo ou individual. E, por incrível que pareça, o negócio de uma transportadora é muito mais do que levar pessoas ou carga do ponto A para o ponto B; o negócio dela é o mesmo do cliente que atente.

Assim, o seu negócio é o mesmo do seu cliente. E quem é o cliente? Na maioria das vezes, o consumidor. Eu, seu vizinho, seu irmão ou irmã, seus pais, avós e, por incrível que pareça, você mesmo. Afinal, você também consome. “Ah, mas eu fabrico fertilizante e não compro isso”. Não diretamente. Mas você compra produtos que necessitam de fertilizantes para crescer. E se o fertilizante for ruim, a produção será ruim assim como o consumo. Então, tudo gira em torno do consumidor.

É preciso, então, que se invista no consumidor, qualquer que seja o produto, e principalmente nos serviços. O serviço é o segredo do sucesso. O serviço determina grande parte da experiência do consumidor em relação aos produtos. Investir na qualidade do prestador de serviço é fundamental. “Ah, mas meu produto só tenho de por na prateleira e pronto, o consumidor pega se quiser”. Sem dúvidas. Mas, se houver um técnico com conhecimento apurado que saiba explicar os benefícios e qualidades do seu produto para o consumidor, qual você acha que vai vender mais?

Então é assim. Investir no negócio do parceiro de vendas é um opcional que ajuda muito a se destacar nos dias de hoje, mas antes disso é preciso fazer a lição de casa e apresentar um produto de qualidade, com boa disponibilidade, muita informação, um robusto e ágil processo de garantia e claro, preço justo.

A pergunta que fica é: como investir no ponto de venda de forma otimizada e com eficiência? A resposta para essa pergunta vale 1 milhão de dólares.

Nesta edição
A edição da revista Farol Alto-100% Motor está imperdível. Começa com o artigo especial sobre o Presidente Democrata. Nosso editor-técnico José Carlos Finardi conta os planos para a massa falida da IBAP e as carrocerias do primeiro veículo com projeto 100% nacional que nunca foi lançado, mas existem e clamam em ser finalizados.

Há ainda as reportagens de lançamento dos novos Audi A4 e Huyndai HB20 1.0 3 cilindros turbo, e nossa avaliação do esportivo popular da Renault, o Sandero RS 2.0.

Nossos colunistas comentam ainda os casos mais marcantes do mês nas oficinas, com destaque para mais um defeito crônico do Volkswagen Amarok, descoberto pelo consultor Francisco Carlos de Oliveira, além de uma novidade: defeitos sequenciais em um Honda City, comentados pelo consultor Sergio Torigoe. Algo raro, mas que existe e não deve ser desconsiderado.

Os editores
Alexandre Akashi e
José Carlos Finardi

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