Os preferidos das mulheres

Hyundai Tucson e Ford EcoSport mostraram que reparadores também são fãs dos jipinhos urbanos

Quando foi lançado, em 2003, o Ford EcoSport cativou muitos consumidores pela ousadia da montadora em oferecer no mercado um carro de maior porte por preço bem próximo ao de um popular.

Na oficina, o Tucson levou vantagem, pois apresenta menor número de problemas crônicosNa oficina, o Tucson levou vantagem, pois apresenta menor número de problemas crônicosNa oficina, o Tucson levou vantagem, pois apresenta menor número de problemas crônicos

Na oficina, o Tucson levou vantagem, pois apresenta menor número de problemas crônicosNa oficina, o Tucson levou vantagem, pois apresenta menor número de problemas crônicosNa oficina, o Tucson levou vantagem, pois apresenta menor número de problemas crônicos

Como estratégia, era oferecido em três versões de motor: 1.0l Supercharger de 95 cv de potencia, Zetec Rocam 1.6l de 98 cv, e Duratec 2.0l de 143 cv. Este último era o mais desejado de todos, claro, e com 143 cv dava um banho de performance sobre os demais.

Em 2008, ganhou motor flex, na apresentação da linha 2009. É justamente este modelo que escolhemos para avaliar nesta reportagem, com preço médio avaliado pela Fipe em R$ 34.992.

Tucson
Tal como o EcoSport, o Hyundai Tucson chegou ao mercado em 2005 com super poderes para transformar o cidadão comum em um feliz proprietário de um SUV importado, com preço de nacional.

Com motor 2.0 litros de 142 cv de potência, o Hyundai Tucson não apresenta defeitos crônicos, mas manutenção preventiva é fundamental para não ser pego de surpresa

Com motor 2.0 litros de 142 cv de potência, o Hyundai Tucson não apresenta defeitos crônicos, mas manutenção preventiva é fundamental para não ser pego de surpresa

O modelo fez (e ainda faz) tanto sucesso no Brasil que a Caoa trouxe todo ferramental para montar o veículo no País, em Anápolis (GO). Somente esta planta em todo planeta produz o Tucson, e isso permitiu a Caoa ingressar no seleto grupo de montadoras nacionais.

Nestes oito anos de comercialização do Tucson, poucas foram as alterações estéticas e mecânicas. Somente no ano passado ganhou motor flex, e na faixa de preço de R$ 35.000 é possível encontrar modelos 2006 no mercado, com motor 2.0l que rende 142 cv de potência.

No elevador
Na avaliação dos consultores do Jornal Farol Alto, tanto o Ford EcoSport quanto o Hyundai Tucson representam bem a categoria. Oferecem aparência robusta e posição de dirigir elevada, o que cativa o público feminino.

O Ford ganhou mais críticas do que o Hyundai, principalmente no que se refere a consumo. Os consultores foram unânimes neste quesito. “É um carro que faz 5 km/l na gasolina”, criticou Francisco Carlos, da Stilo Motores.

Sérgio Torigoe, da AutoElétrico Torigoe, comentou que o motor Duratec 2.0l apresenta problema crônico no sistema de arrefecimento, mais especificadamente na válvula termostática, que abre e fecha a circulação de líquido de arrefecimento para controlar a temperatura do motor.

“Além disso, a resistência da primeira velocidade da ventoinha queima com frequência”, disse Torigoe.

Este foi também um ponto de crítica de Claudio Cobeio, da CobeioCar. “O motor é sensível à temperatura, assim é preciso ficar atento e não deixar passar o prazo de troca de óleo, pois o risco de formar borra é grande”, disse.

Outro ponto de atenção, segundo Torigoe, é em relação ao sistema de freio com ABS. “Já tive casos na oficina de o chegar com a luz do ABS acesa, e depois de muita procura para encotrar o defeito, o cliente comentou que começou a aparecer depois que trocou os rolamentos. O problema foi que montaram os rolamentos ao contrário, pois os modelos com ABS contam com um sensor na pista e, quando isso acontece, é preciso colocar peças novas”, explicou.

Sobre o sistema elétrico, Torigoe comentou que já teve casos com problemas na chave de seta, que não ligava a iluminação nem o pisca alerta. “Não teve conserto e precisou trocar por uma nova”, disse.

Hyundai
Mais elogiado do que criticado, o Hyundai Tucson foi a grande surpresa. Para Eric Faria, da 3EMotors, o segredo é não descuidar das manutenções preventivas. “Faço as revisões nos carros dos clientes e raramente encontro problemas, somente faço a manutenção preventiva e pronto”, disse.

O Ford EcoSport foi bastante criticado apesar de cumprir bem o papel de SUV compacto

O Ford EcoSport foi bastante criticado apesar de cumprir bem o papel de SUV compacto

Francisco Carlos, da Stilo Motores, comentou que já teve diversos casos de disco de freios empenado.

Para Claudio Cobeio, da CobeioCar, o maior defeito do Tucson é em relação à qualidade de alguns componentes, com pastilhas de freios e peças internas do motor, que apresentam durabilidade inferior do que a EcoSport.  “Precisei abrir o motor do carro de um cliente que descuidou e deixou formar borra, e percebi que o tratamento de superfície das peças internas não era de tão boa qualidade. O virabrequim era muito mole e qualquer coisa faz o motor rajar”, explicou.

Na oficina, Sergio Torigoe, da AutoElétrico Torigoe, comenta que os principais defeitos que encontrou nos Tucsons foram luz de airbag acesa e problemas de aterramento, que fica na coluna do motorista acima da base de fusíveis. “A luz de airbag era por causa do chicote que tinha um conector com mau contato”, explicou.

Notas
Na avaliação dos consultores, o Hyundai é mais vantagem sobre o EcoSport, apesar de ter custo de peças mais elevado.
Com duas notas nove, um oito e um sete, o Tucson ficou com média 8,25. enquanto o Ford conquistou apenas média 7. Porém um evoluiu, já o outro, não.

Hyundai Tucson

Original

Paralela

Filtro ar

R$ 47

R$ 29

Filtro de combustível

R$ 67

R$ 80

Filtro de óleo motor

R$ 66

R$ 18

Óleo motor

R$ 22

R$ 27,44

Filtro de ar-condicionado

R$ 17

R$ 21

Correia sincronizadora

R$ 193,14

R$ 416

Correia Poli-V

R$ 96,35

R$ 45

Jogo de polias

R$ 577,17

68

Velas (Jogo)

R$ 96

R$ 53

Cabos de ignição

R$ 153,40

R$ 170

Bobina

R$ 585,99

R$ 212

Pastilhas de freio dianteiro

R$ 353,09

R$ 146

Pastilhas de freio traseiro

R$ 261,91

R$ 120

Discos de freio dianteiro (Par)

R$ 782,20

R$ 198

Disco de freio traseiro (Par)

R$ 489

R$ 130

Amortecedores dianteiros (Par)

R$ 848,10

R$ 344

Amortecedores traseiros (Par)

R$ 419

R$ 270

Kit de embreagem

R$ 930

R$ 502

Total

R$ 6.004,35

R$ 2.849,44

 

Ford EcoSport

Original

Paralela

Filtro ar

R$36,20

R$ 45

Filtro de combustível

R$ 25

R$ 15

Filtro de óleo motor

R$ 42,50

R$ 11

Óleo motor

R$ 36

R$ 27,44

Filtro de ar-condicionado

R$ 53,60

R$ 15

Correia sincronizadora

R$ 247,60

R$ 497

Correia Poli-V

R$ 478

R$ 35

Tensionadores

R$ 1896,80

R$ 104

Velas (Jogo)

R$ 66

R$ 90

Cabos de ignição

R$ 220

R$ 149

Bobina

R$ 285,10

R$ 150

Pastilhas de freio dianteiro

R$ 259,40

R$ 70

Pastilhas de freio traseiro

R$ 405

R$ 40

Discos de freio dianteiro (Par)

R$ 540

R$ 179

Disco de freio traseiro (Par)

R$ 1080

R$ 190

Amortecedores dianteiros (Par)

R$ 511

R$ 418

Amortecedores traseiros (Par)

R$ 558

R$ 278

Kit de embreagem

R$ 581,90

R$ 479

Total

R$ 7322,10

R$ 2.774,44

Tags: ,