Populares de 2ª mão

Por serem os mais procurados nas revendas, modelos com baixo valor agregado desvalorizam menos. Mas, será que valem à pena?

Quando zero km, os modelos populares com motor 1.0 litro são fantásticos, ainda mais porque atendem a uma classe que geralmente está iniciando a vida sobre rodas próprias. Mas, e depois?

O Ford Fiesta Rocam 2011 tem preço sugerido pela tabela Fipe de R$ 27.970, enquanto o Fiat Uno Vivace R$ 22.964. .Por ter mais tempo de ‘casa’, as peças de reposição do Ford são mais baratas

O Ford Fiesta Rocam 2011 tem preço sugerido pela tabela Fipe de R$ 27.970, enquanto o Fiat Uno Vivace R$ 22.964. .Por ter mais tempo de ‘casa’, as peças de reposição do Ford são mais baratas

Os consultores automotivos do Jornal Farol Alto avaliaram dois dos principais modelos de compactos populares, o Fiat Uno, renovado em 2010, e o veterano Ford Fiesta Rocam (modelo antigo), ambos com motor 1.0, e ano/modelo 2011.

Com três anos de uso, a média de quilometragem rodada é em torno de 40.000 km, e muitos já não frequentam mais as concessionárias, pelo preço elevado cobrado nas revisões.

O Fiat tem design mais moderno

O Fiat tem design mais moderno

O Fiat Uno Vivace 1.0 EVO Fire Flex 5 portas 2011 custa na tabela Fipe R$ 22.964. Um zero Km, segundo o site da Fiat, sai a partir de R$ 27.970. A vantagem do zero Km é já vir com air bags e freios ABS de série, porém, por este preço, não tem nem direção hidráulica, enquanto o usado, é capaz de encontrar inclusive com ar-condicionado.

Já o Ford Fiesta Rocam 2011 tem preço sugerido na tabela Fipe de R$ 22.510, enquanto um zero Km é cotado pela Ford por R$ 31.740. Ao contrário do Uno, o Fiesta zero Km já vem com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, faróis de neblina e computador de bordo, além dos itens de série obrigatórios (air bag e ABS).

Na oficina

Já o 1.0 Rocam do Ford rende 73 cv de potência com etanol e 69 cv com gasolina

Já o 1.0 Rocam do Ford rende 73 cv de potência com etanol e 69 cv com gasolina

Ambos modelos são bem conhecidos dos consultores do Jornal Farol Alto. O Fiesta pelo tempo de casa, enquanto o Uno, por substituir o Mille em diversas empresas como carro para trabalho.

Começando pelo mais velho, o Ford Fiesta Rocam apresenta uma série de defeitos crônicos nos sistemas de arrefecimento e ignição que foram destacados de forma unânime pelos consultores. “A bobina de ignição queima com facilidade”, afirma o consultor Eduardo Topedo, da Ingelauto. “Velas e cabos de velas também costumam apresentar defeitos constantes”, acrescenta Sergio Torigoe, do Centro de Diagnósticos Torigoe.

“O problema do sistema de ignição é porque a bobina aquece muito, devido à localização, atrás do cabeçote”, comenta o consultor Marcos de Castro, da Mecânica De Castro.

Já no sistema de arrefecimento e refrigeração, o consultor Claudio Cobeio, da CobeioCar, comenta que o sistema é frágil. “Os principais componentes – bomba d’água, válvula termostática e mangueiras – costumam apresentar problemas”, diz.

O consultor Julio de Souza, da Souza Car, complementa: “E o reservatório d’água com o tempo trinca o plástico e causa vazamento”, diz.

Além disso, o consultor Francisco Carlos, da Stilo Motores, comenta que a direção do Fiesta, quando não tem assistência hidráulica, é muito pesada. “Tenho clientes que reclamam muito disso, principalmente as mulheres”, diz.

Outros defeitos citados pelos consultores foram quebra prematura do esticador de plástico da correia de acessórios, elevado consumo, barulho excessivo na parte traseira, e ruído na corrente de comando, após 30.000 km.

Por outro lado, os consultores elogiam algumas características do Fiesta. Para o consultor Francisco Carlos, da Stilo Motores, a principal qualidade é o baixo custo de manutenção. No comparativo de preços das peças de reposição, o Fiesta mostrou ser cerca de 30% mais barato do que o Uno, quando a compra é feita na concessionária e, nas lojas de peças a diferença é maior ainda, de 50% (veja tabela ao lado).

Uno

Motor 1.0 do Fiat rende até 75 cv de potência quando abastecido com etanol (73 cv com gasolina)

Motor 1.0 do Fiat rende até 75 cv de potência quando abastecido com etanol (73 cv com gasolina)

Lançado em 2010, o Fiat Uno tem alguns poucos defeitos crônicos, a maioria deles relacionados à concepção do veículo: um carro popular, de baixa cilindrada, baixo valor agregado, pouca tecnologia embarcada e uso excessivo de plásticos duros. O resultado não é surpresa: excesso de barulhos e ruídos. “Principalmente no painel”, comenta o consultor Marcos de Castro, da Mecânica De Castro.

Porém, o campeão de reclamações foi o câmbio. “Todos que entraram na minha oficina apresentavam problemas de ruído no rolamento do câmbio”, afrima Eduardo Topedo, da Ingelauto.

Além disso, o consultor Sérgio Torigoe, do Centro de Diangósticos Torigoe, comenta que é preciso ficar atento quando for trocar a correia dentada. “Já tive muitos casos de carros com falha de sincronismo e quando fui ver, haviam trocado a correia dentada mas não fizeram o ajuste correto”, comenta.

Assim como o Fiesta, o Uno também tem qualidades. Para Claudio Cobeio, a principal é a marca. “Os Fiat melhoraram muito e hoje em dia são bem fáceis de fazer manutenção, ao contrário de antes”, afirma. Outro ponto positivo ressaltado pelos consultores sobre a marca italiana é a política de abastecer o mercado com informações técnicas sobre os veículos. “Todo carro que a montadora disponibiliza informação técnica e um bom canal de venda de peças é sempre vantajoso para o consumidor”, afirma Julio de Souza, da Souza Car.

*Valores de referência encontrados na região Leste da cidade de São Paulo. Podem variar de acordo com marca e localidade

*Valores de referência encontrados na região Leste da cidade de São Paulo. Podem variar de acordo com marca e localidade