O preço da elegância

Custa o mesmo que um compacto premium, mas na hora da revisão, é preciso estar com o bolso preparado

Comprar um zero Km mais simples ou um usado mais sofisticado? A tentação sobre o usado é grande, ainda mais quando se trata de um carro premium como uma Mercedes-Benz. O modelo da foto ao lado é uma C-200 Kompressor Avantagarde 1.8 16V Automática, ano/modelo 2006, que segundo tabela Fipe custa em média R$ 55.625.

O veículo avaliado estava na oficina por causa de problemas na bomba de combustível

O veículo avaliado estava na oficina por causa de problemas na bomba de combustível

Pelo mesmo valor é possível comprar sedans compactos zero Km como Chevrolet Sonic, Fiat Linea, Ford New Fiesta, Honda City, Hyundai HB20S e Volkswagen Polo, ou se aventurar em um SUV compacto chinês Chery Novo Tiggo ou Lifan X 60.

Porém, nenhum deles entrega o mesmo status da marca alemã da estrela de três pontas, ainda mais com a ‘mira’ sobre o capô. Tentação irresistível. Ou quase. Basta conferir a tabela no canto esquerdo da página com os valores de custo de peças de reposição mais frequentes nas manutenções até 80.000 Km.Até para trocar óleo e filtros, itens de substituição a cada 10.000 Km ou 12 meses, o custo é elevado (entre R$ 500 e R$ 1.700, só de peças). “É o tipo de carro que enche os olhos de muitos, mas é para poucos”, afirma o consultor Francisco Carlos de Oliveira, da Stilo Motores.

Além da falta de pressão, módulo de nível  também estava com problema

Além da falta de pressão, módulo de nível também estava com problema

Na oficina
O modelo da reportagem estava na Ingelauto, do consultor automotivo Eduardo Topedo, parada para revisão geral e diagnóstico de defeito intermitente. “Quando o motor aquecia e entrava em temperatura ideal de trabalho, desligava e não pegava mais”, comentou Topedo.

Apesar da idade, o design ainda é atraente e dá status para quem dirige

Apesar da idade, o design ainda é atraente e dá status para quem dirige

O defeito estava na bomba de combustível. “Além disso, tinha falha de ignição fruto de não adaptação da roda fônica”, comenta o reparador. “Provavelmente alguém mexeu no carro e não tinha o equipamento certo para reprogramar o veículo”, diz.

O motor 1.8 litro rende 143 cv e 220 Nm de torque máximo

O motor 1.8 litro rende 143 cv e 220 Nm de torque máximo

“Nesse tipo de carro é comum pegar defeito provocado por curiosos”, diz o consultor Sergio Torigoe, do Centro de Diagnóstico Automotivo Torigoe. Porém, para os consultores, quando bem cuidados, são carros muito bons. “Sempre recomendo para meus clientes, mas devem ficar atentos à manutenção. Um cliente meu teve uma que comprou usada, e rodou mais de 100.000 Km sem problemas”, afirma o consultor Claudio Cobeio, da CobeioCar.

consultor-tabela