O preço da elegância
Custa o mesmo que um compacto premium, mas na hora da revisão, é preciso estar com o bolso preparado
Comprar um zero Km mais simples ou um usado mais sofisticado? A tentação sobre o usado é grande, ainda mais quando se trata de um carro premium como uma Mercedes-Benz. O modelo da foto ao lado é uma C-200 Kompressor Avantagarde 1.8 16V Automática, ano/modelo 2006, que segundo tabela Fipe custa em média R$ 55.625.
Pelo mesmo valor é possível comprar sedans compactos zero Km como Chevrolet Sonic, Fiat Linea, Ford New Fiesta, Honda City, Hyundai HB20S e Volkswagen Polo, ou se aventurar em um SUV compacto chinês Chery Novo Tiggo ou Lifan X 60.
Porém, nenhum deles entrega o mesmo status da marca alemã da estrela de três pontas, ainda mais com a ‘mira’ sobre o capô. Tentação irresistível. Ou quase. Basta conferir a tabela no canto esquerdo da página com os valores de custo de peças de reposição mais frequentes nas manutenções até 80.000 Km.Até para trocar óleo e filtros, itens de substituição a cada 10.000 Km ou 12 meses, o custo é elevado (entre R$ 500 e R$ 1.700, só de peças). “É o tipo de carro que enche os olhos de muitos, mas é para poucos”, afirma o consultor Francisco Carlos de Oliveira, da Stilo Motores.
Na oficina
O modelo da reportagem estava na Ingelauto, do consultor automotivo Eduardo Topedo, parada para revisão geral e diagnóstico de defeito intermitente. “Quando o motor aquecia e entrava em temperatura ideal de trabalho, desligava e não pegava mais”, comentou Topedo.
O defeito estava na bomba de combustível. “Além disso, tinha falha de ignição fruto de não adaptação da roda fônica”, comenta o reparador. “Provavelmente alguém mexeu no carro e não tinha o equipamento certo para reprogramar o veículo”, diz.
“Nesse tipo de carro é comum pegar defeito provocado por curiosos”, diz o consultor Sergio Torigoe, do Centro de Diagnóstico Automotivo Torigoe. Porém, para os consultores, quando bem cuidados, são carros muito bons. “Sempre recomendo para meus clientes, mas devem ficar atentos à manutenção. Um cliente meu teve uma que comprou usada, e rodou mais de 100.000 Km sem problemas”, afirma o consultor Claudio Cobeio, da CobeioCar.