Volkswagen Gol 1.0 2014 – Partida auxiliar queima ECU

Após ficar sem bateria, motorista erra ao fazer chupeta. Processo de diagnóstico para condenar módulo é trabalhoso e caro

Módulo de injeção queimou após sobrecarga

Módulo de injeção queimou após sobrecarga

Antigamente, ficar sem bateria era um inconveniente muito simples de resolver. Bastava fazer uma partida auxiliar (a famosa chupeta) com uma outra bateria carregada e pronto. Um procedimento simples que qualquer pessoa que conseguisse distinguir um cabo vermelho de um preto era capaz de realizar.

O VW Gol 2014/15 na oficina

Nos carros atuais porém, a história é diferente. Apesar de muitos especialistas afirmarem que o procedimento é seguro, desde que se tome alguns cuidados, não é todo mundo que está apto a realizar o serviço.

Diagnóstico exigiu desmonte da coluna de direção

Diagnóstico exigiu desmonte da coluna de direção

“O pior que pode acontecer é queimar o módulo de gerenciamento eletrônico do sistema de injeção (ECU) e imobilizar o carro de vez, até que se troque o componente”, comenta o consultor automotivo do Jornal Farol Alto e proprietário da Mecânica De Castro, Marcos de Castro.

Após troca é preciso codificar módulo

Após troca é preciso codificar módulo

Foi justamente isso que ocorreu com o carro desta avaliação, um Volkswagen Gol City, 1.0 Flex, 2014/2015, com apenas 8.844 Km. Segundo tabela Fipe, o modelo tem preço médio de R$ 24.710, sendo que o zero Km sai por R$ 27.059. Trata-se de uma versão que é oferecida com mais frequência para clientes corporativos, e por isso o preço é menor.

Marcos de Castro, Consultor Automotivo

Marcos de Castro, Consultor Automotivo

Na oficina
“O carro chegou no guincho após o motorista ter feito uma chupeta e quando fizemos o diagnóstico descobrimos que isso queimou a ECU”, afirma Marcos ao comentar que o processo para chegar a esta conclusão foi demorado, uma vez que a queima de módulo não é algo frequente.

“Para encontrar o defeito fizemos uma varredura em todo sistema de ignição, pois não é simples condenar um módulo. Foram mais de 6 horas/homem de trabalho de diagnóstico até termos certeza que o dano era no módulo”, explica Marcos.

Queimou por que?
Após criteriosa avaliação, os técnicos da De Castro chegaram à conclusão de que o módulo foi queimado por falha no procedimento de partida auxiliar. “Provavelmente quem fez a chupeta inverteu os cabos ao ligá-los nos pólos da bateria, e para isso não há sistema de proteção que aguente a descarga elétrica”, explica Marcos.

Atenção aos custos
O orçamento total do serviço de diagnóstico e substituição do módulo desde veículo fica em torno de R$ 1.000 (peças e mão de obra). Porém, a troca do módulo exige um procedimento adicional, de habilitação, que em veículos novos (2014/2015) somente o equipamento de diagnose original, fornecido pela montadora consegue realizar, e as concessionárias cobram R$ 600. Como é preciso levar o carro até a concessionária, há ainda o custo do guincho, de R$ 200.

Como o cliente tinha guincho, decidiu levar o carro por conta própria, porém ao receber o orçamento da concessionária levou um susto, pois de acordo com a autorizada, era preciso substituir o módulo e mexer no painel, e portanto o custo seria de R$ 2.000. “Como solução trouxeram o carro de volta para a oficina e no dia seguinte levei o carro na concessionária, que cobrou os R$ 600 originais”, comenta Marcos.

Ficha técnica
Volkswagen Gol City 1.0 Flex
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, flex (gasolina e etanol)
Cilindrada: 999cm³
Potência: 76/72 cv @ 5.250 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 10,6/9,7kgfm @ 3.850 rpm (etanol/gasolina)
Câmbio: manual, 5 marchas
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 175/70 R14
Freios: discos ventilados na dianteira 256x25mm e tambor na traseira 180x30mm
Dimensões: comprimento, 4.895 mm; largura, 1.656 mm; altura 1.464 mm: entre-eixos, 2.465 mm
Peso: 947 Kg
Volumes: tanque de combustível: 55 l; porta-malas: 285 l
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h: 12,9/13,4 s velocidade máxima: 165/163 km/h
Consumo (Km/l): cidade – 7,4/10,8; estrada – 9,5/14,1