Fique de olho na qualidade

A partir do dia 21 de julho, lojas de peças só podem vender amortecedores e componentes com selo do Inmetro. Veja a lista completa

A partir deste mês de julho, o consumidor deve ficar atento ao selo do Inmetro ao comprar autopeças no mercado de reposição. A medida passa a valer a partir do dia 21 para amortecedores, bombas elétricas de combustível para motores ciclo Otto, buzinas, pistões de alumínio, pinos e anéis de trava, anéis de pistão, bronzinas e lâmpadas.

Caso o produto adquirido não apresente o selo de conformidade, recuse e denuncie ao Inmetro, por meio do site da empresa (www.inmetro.gov.br), pois o selo é a garantia da aquisição de produto com qualidade assegurada por normas e regulamentos.

É importante lembrar que o selo do Inmetro nos componentes automotivos tem como objetivo evitar a venda de produtos de origem desconhecida ao consumidor, que podem colocar em risco a vida e saúde dos motoristas e demais passageiros, uma vez que se desconhece a procedência da autopeça aplicada.

Baterias
Desde o último dia 18, todas as baterias automotivas vendidas no comércio varejista também devem possuir o selo de Inmetro. Porém, além do selo do Inmetro, o consumidor deve ficar atento a outros itens, como as características do modelo original do veículo, e adquirir uma similar, para o correto funcionamento do veículo.

Caso haja dúvida na hora da escolha, é recomendável a consulta a um profissional especializado, que pode indicar o produto que melhor se adéqua às necessidades.

Vale lembrar que existem baterias de diversas amperagens, e a determinação da mais apropriada depende da quantidade de equipamentos instalados no carro. Normalmente, as baterias apresentam as seguintes siglas:

Ah – Ampère/hora: é a medida da capacidade de armazenamento elétrico que a bateria deve proporcionar em descarga, nas partidas e na alimentação do sistema elétrico;

CCA – Corrente de partida a frio ou corrente de arranque: indica a corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida, principal função do produto no veículo. Quanto maio for o CCA, melhor será o desempenho da bateria;

RC – Reserva de Capacidade: determina o tempo (em minutos) que uma bateria plenamente carregada pode fornecer 25 Ampères até uma tensão final de 10,5 Volts.

Copa e trânsito
O segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2014, que ocorreu no dia 17, serviu para mostrar como seria um horário de pico sem rodízio na cidade de São Paulo. A partir do meio-dia, todo mundo largou o que estava fazendo nos escritórios, pegou o carro no local de estacionamento e tentou chegar ao local onde iria assistir o jogo, que começaria às 16h.

Neste dia retornava de uma reunião no interior de São Paulo, e às 13h30 entrei na marginal Pinheiros, sentido Interlagos. Às 15h, parei no meio do percurso, após tentar pelo menos três caminhos alternativos. Isso mostrou o quanto a cidade está despreparada para enfrentar este tipo de situação, e o quanto são necessárias obras viárias para dar maior fluidez ao trânsito, e como o rodízio de veículos é uma medida paliativa, que em breve será tão ineficaz quanto incorreta, pois tira a mobilidade de quem paga caro para poder se locomover sem precisar se esfregar em pessoas desconhecidas.

E ainda dizem que estudam a expansão da área do rodízio, pois o ‘centro expandido’ já não comporta tantos veículos. É realmente uma falta de respeito com o consumidor, que trabalha muito para comparar o carro mais caro do mundo, e não pode usufruir dele por completo.

Boa leitura
Alexandre Akashi
Editor

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