4º Pit Stop Farol Alto – Revisões adiadas

Elevado índice de problemas em componentes que normalmente apenas o reparador enxerga leva a crer que os motoristas têm postergado as revisões, por conta da crise; este é um dos resultados do 4º Pit Stop Farol Alto, realizado na zona Sul de São Paulo

Somente dois carros, dos 35 avaliados no 4º Pit Stop Farol Alto estavam com 100% dos itens avaliados em perfeito estado. A ação de inspeção veicular gratuita ocorreu em outubro, no estacionamento do Telhanorte Washington Luis, zona Sul de São Paulo, e contou com o patrocínio de Nakata, Sampel, Dayco/Nytron e Delphi, além do apoio institucional do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva e Telhanorte.

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O item que mais apresentou problemas foram os coxins (motor, câmbio e inferior), com 63% de incidência, seguido dos componentes do sistema de distribuição de força e acionamento de acessórios (correia dentada, Poly-V e tensionadores), com 60% de anotações. “São componentes que o dono do carro até sabe que existem, mas poucos sabem para que serve e como funcionam”, comenta nosso consultor Claudio Cobeio, da CobeioCar. “Esse elevado índice indica duas coisas: ou os motoristas estão frequentando menos as oficinas, pois se o mecânico detecta esses problemas, com certeza aconselha o reparo, ou estão postergando a manutenção preventiva, por conta da crise, e fazendo somente a corretiva, quando o carro para de vez”, explica Cobeio.

pitstop-partocinadoresCom índices um pouco menores, a ação revelou que 34% dos carros avaliados tinha problema com óleo motor (baixo nível ou necessidade de troca), 31% estava com pelo menos 1 dos 4 amortecedores ruins, 29% apresentava necessidade de substituição de algum item do kit de amortecedores (batente ou coifas), 26% tinha problemas com calibragem de pneus (pouca pressão ou pressão excessiva), 26% apresentou algum tipo de anotação de defeito eletrônico na ECU, 20% com níveis de emissões de gases poluentes acima do permitido por lei, 17% com fluido de freio vencido, 17% com problemas no líquido de arrefecimento (falta, baixo nível ou necessidade de troca), e 5% com problemas na bateria.

Estatísticas
Pitstop-7tabeladefeitosPitstop-8tabelamarcasA diversidade de modelos marcou o 4º Pit Stop Farol Alto. Foram 29 modelos de dez montadoras diferentes, entre os 35 carros avaliados. As marcas mais presentes foram Fiat, Ford, Chevrolet e Volkswagen.

“Esses números mostram o quanto as oficinas precisam estar capacitadas para atender o consumidor, e apesar de a maior parte dos modelos serem ainda das quatro grandes montadoras, tivemos a presença de marcas como Mercedes-Benz e Subaru, que ainda têm baixo volume de vendas, mas frequentam as oficinas fora da rede concessionária”, afirma Cobeio.

Os números revelam ainda que os carros que passaram no Pit Stop tinha idade média de 10 anos de uso, e quilometragem média relativamente baixa, de 93.864 Km. Na avaliação do nosso consultor, estes dados reforçam ainda mais o fato de que o motorista têm evitado a manutenção automotiva, pois tem rodado menos. “Na média, o brasileiro roda 10.000 Km/ano, e se está rodando menos deveria ter uma incidência menor de problemas como coxins, correias e amortecedores”, afirma.

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